Pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Atalaia/Record, mostra a pré-candidata à prefeitura pelo PL, Emília Côrrea, na liderança da disputa com 26% das intenções de voto.
Ainda na consulta estimulada, quando são apresentados os nomes aos entrevistados, aparecem Yandra Moura (UB), com 13% das intenções de voto, e Danielle Garcia (MDB), 11%, ambas em situação de empate técnico. Fabiano Oliveira (PP) tem 7% e Luiz Roberto (PDT), aparece com 5%.
Te podría interesar
Os pré-candidatos José Paulo (Novo), Niully Campos (PSOL) e Candisse Carvalho (PT) têm 1% cada. Votos nulos e brancos somam 17% e não souberam ou não quiseram responder 18% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos pré-candidatos, o índice daqueles que não sabem ou preferem não opinar chega a 67%. Emília Corrêa é mencionada por 8%, enquanto Yandra Moura chega a 3%. Daniele Garcia e Edvaldo Nogueira, atual prefeito que não pode ser candidato por já ter sido reeleito, aparecem com 2%. Fabiano Oliveira, Belivaldo Chagas e Jackson Barreto são lembrados por 1% cada, enquanto os outros candidatos somam 4%. Nulos e brancos totalizam 11% dos entrevistados.
Te podría interesar
Foram ouvidas mil pessoas entre 8 e 10 de junho e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Real Time Big Data está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-02812/2024.
Os pré-candidatos à prefeitura de Aracaju
Em março, a atual vereadora Emília Côrrea saiu do PRD para se filiar ao PL e disputar as eleições. Pertencente ao campo da direita, embora publicamente não se alinhe com o ideário extremista de Jair Bolsonaro, deve contar com o apoio do ex-presidente em sua campanha, o que pode comprometer seu desempenho em um eventual segundo turno. Em 2022, Lula derrotou Bolsonaro na capital sergipana por 57,26% a 42,74%
Yandra Moura é filha do ex-deputado André Moura (UB), ex-líder do ex-presidente Michel Temer (MDB) no Congresso Nacional, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por desvios de verbas públicas na prefeitura de Pirambu, em Sergipe. Sua pré-candidatura representa um racha na base governista do atual prefeito, Edvaldo Nogueira, que tem Luiz Roberto (PDT) como seu escolhido para a sucessão.
A pré-candidatura de Danielle Garcia, que ingressou no MDB do senador Alessandro Vieira neste ano, também representa outra deserção na base do prefeito, que chegou a fazer um convite para que ela fosse vice de Luiz Roberto.
O PT tem Candisse Carvalho na disputa, embora ainda enfrente resistência dos outros dois partidos da federação, PCdoB e PV, ao seu nome. O lançamento de sua pré-candidatura, na semana passada, contou com nomes de peso da legenda como o do senador Jaques Wagner e do secretário-geral nacional do PT, Henrique Fontana.