A presidenta nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) usou as redes sociais neste sábado para criticar a postura do presidente do Banco Central, Campos Neto, que se vangloria em afirmar que não avisa o governo federal sobre suas decisões.
Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Campos Neto declarou que não avisa o governo Lula e nem ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre mudanças de rumo que venha a tomar. "É uma prerrogativa do Banco Central, que tem autonomia. Nunca fiz isso no governo anterior e com certeza não planejo fazer neste", disparou Neto.
Te podría interesar
Para Gleisi Hoffmann, a atitude de Campos Neto é "arrogante" e "sabota a economia" do país. "É fato que Campos Neto não avisa o governo de suas pretensões em relação à política de juros, como ele disse. Avisa o mercado. Foi o que fez, com quase um mês de antecedência, numa palestra nos EUA, dizendo que o Copom ia mudar o ritmo do corte dos juros. E agora está avisando de novo, em entrevista ao Estadão, que deve interromper a queda na próxima reunião", criticou a presidenta do PT.
Em seguida, Gleisi afirma que a atitude de Campos Neto "sabota a economia e até a política fiscal com seu comportamento irresponsável e arrogante. A tal autonomia do BC, nas mãos de um presidente bolsonarista, é só em relação ao governo eleito contra sua vontade. Para o mercado e os especuladores ele entrega tudo, de mão beijada e com antecedência".
Te podría interesar