GENOCÍDIO EM GAZA

VÍDEO - Omar Aziz defende discurso de Lula sobre Israel e parte pra cima de Pacheco

Senador pelo Amazonas e filho de palestinos, ele expôs toda a hipocrisia da extrema direita bolsonarista quando o assunto é 'genocídio': "Fui solidário ao povo judeu quando o governo anterior recebeu uma nazista às escondidas"

“Filho de palestinos”, Omar Aziz defende Lula e escancara hipocrisia da direita: “receberam deputada nazista”.Créditos: Reprodução/X
Escrito en POLÍTICA el

O senador Omar Aziz (PSD-AM) roubou a cena no Congresso Nacional na tarde desta terça-feira (20) com um discurso contundente em defesa do presidente Lula (PT) em que expôs, inclusive, a hipocrisia da extrema direita em relação ao genocídio em curso na Faixa de Gaza. O discurso foi motivado por uma fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que horas antes exigiu que o presidente se desculpasse por ter comparado as ações do Estado de Israel com as da Alemanha nazista de Adolf Hitler.

“Me tipifique então o que está acontecendo lá, com a morte de dezenas de milhares de crianças e mulheres e quantos terroristas – porque o Hamas é terrorista, sim – foram mortos ou presos pelo Estado de Israel? Pelo governo sionista de Israel. O povo Judeu é uma coisa, esse governo sionista de direita é outra. Não confundam! Ao povo judeu, todo o nosso respeito e solidariedade pelo que aconteceu. Mas agora eu quero que vossa excelência me tipifique o que está acontecendo lá hoje. E depois vou te contar quem é que criou a Al-Qaeda, o Hamas, para acontecer o que está acontecendo”, começou Aziz.

O senador disse que a fala de Lula foi solidária em relação ao sofrimento do povo palestino que já perdeu 30 mil crianças e mulheres e que tem 1 milhão de pessoas sendo expulsas da Faixa de Gaza. A seguir, ele aponta diretamente para a hipocrisia da direita que quer enquadrar Lula pela fala que o projetou como um verdadeiro estadista com condições de ser liderança para a comunidade internacional.

“Realmente não tem que comparar com o Holocausto. Mas o presidente Lula nunca abraçou uma deputada nazista, neta de ministro. E a direita quietinha. Vossa excelência falou agora [referindo-se a outro senador] de um cara que morreu na Rússia mas andava com uma suástica nazista no braço. Nazista! Ou vocês não sabem disso? E vão fazer reprimenda ao presidente Lula? Aí não dá”, exclamou Omar Aziz.

“Vou falar como filho de palestino, mas que fui solidário ao povo de Israel e ao povo judeu quando o governo anterior recebeu uma nazista às escondidas. A Federação Israelita me mandou uma parabenização porque me posicionei, mas tem senador, deputado e ministro do governo anterior que não ficou histérico naquele momento, como estou vendo essa histeria toda agora”, finalizou.

Assista ao vídeo

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar