O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, neste domingo (17), às vésperas do G20, para discutir sobre o acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
Nas redes sociais, após o encontro, a presidenta elogiou a liderança do presidente Lula, principalmente no combate à fome, e afirmou que a Europeia apoia a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa inédita brasileira lançada durante o G20 Social.
Te podría interesar
"Obrigado pela sua liderança, @LulaOficial. O mundo precisava ser reunido. Você conseguiu fazer isso no Rio. A Europa apoia totalmente sua Aliança Global contra a fome e a pobreza. Também discutimos UE-Mercosul. Um acordo de grande importância econômica e estratégica", escreveu Ursula von der Leyen.
O presidente também comentou sobre a reunião nas redes sociais. "Mais uma boa reunião com@vonderleyen, presidente da Comissão Europeia. adesão à adesão da União Europeia à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Demonstramos continuidade às conversas sobre os esforços para o acordo entre Mercosul e União Europeia", publicou Lula.
Te podría interesar
Também estiveram presentes no encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, Márcio Elias Rosa.
A reunião com Von der Leyen foi o quinto encontro diplomático do dia de Lula, que esteve também com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, chefe da delegação dos Emirados Árabes Unidos. Até o final do dia, Lula terá 11 encontros com lideranças internacionais.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky