COMBATE À FOME

Lula promete zerar fome no Brasil até o fim do mandato

Presidente fez discurso durante encerramento do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, evento do G20 Social

Lula promete zerar fome no Brasil até o fim do mandato em discurso no G20 Social.Presidente Lula em primeiro plano; ao fundo, um quadro do G20 Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en POLÍTICA el

Neste sábado (16), durante o último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, evento que fez parte da programação do G20 Social, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu acabar com a fome no país até o final do seu mandato, em 2026.

"Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa", declarou o presidente. 

"O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome", completou. 

O G20 Social marcou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa inédita brasileira que consiste em reunir experiências exitosas de erradicação da fome de diferentes países e, através de financiamento global, eliminar a fome e a pobreza do mundo. A iniciativa será apresentada durante a Cúpula de Líderes do G20, que começa nesta segunda-feira (18). 

"Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país", continuou Lula em seu discuso.

Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta.

O combate à fome está entre os três principais temas do Brasil enquanto presidente do G20. As duas outras questões se referem às mudanças climáticas e a promoção de uma transição energética justa; e reforma da governança global. 

LEIA TAMBÉM: Íntegra da declaração final da cúpula do G20 Social

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky

Temas