ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

Forças Armadas e Polícia Federal vão atuar na segurança de 15 estados

Estratégias de combate a crimes eleitorais são implementadas em todo o território nacional

Créditos: Agência.Gov | Via Secom/PR - Forças Armadas vão atuar em 15 estados para garantir segurança das Eleições Municipais
Escrito en POLÍTICA el

As eleições municipais de 2024 contarão com o apoio de 23 mil militares das Forças Armadas, que atuarão em ações de segurança e logística, conforme solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esse contingente, composto por integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, será responsável por garantir o exercício do direito ao voto em áreas sensíveis e pela distribuição de urnas eletrônicas em regiões remotas do país.

O efetivo atuará em 15 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

Além do efetivo, serão mobilizados 3.200 meios militares, como viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves. A operação será coordenada pelo Ministério da Defesa.

A autorização para o emprego das Forças Armadas está baseada no Decreto Presidencial nº 12.167, de 2024, e abrange as eleições municipais que ocorrerão em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal e no arquipélago de Fernando de Noronha.

O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, e o segundo, se necessário, será realizado em 27 de outubro.

O objetivo principal dessa operação é assegurar um processo eleitoral tranquilo, especialmente em áreas com potenciais riscos de instabilidade.

As Forças Armadas também atuarão no transporte de urnas eletrônicas para comunidades rurais, indígenas e ribeirinhas, garantindo que eleitores em todas as regiões tenham acesso às votações.

Ações de Segurança

A Polícia Federal (PF) também intensificará suas operações nas eleições de 2024, com foco na proteção do processo eleitoral e no combate a crimes eleitorais, como compra de votos e boca de urna. Com mais de seis mil policiais envolvidos e o uso de drones para monitoramento, a PF atuará em todo o país em coordenação com a Justiça Eleitoral.

Além de atender às requisições da Justiça Eleitoral, a PF integra o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em conjunto com outros órgãos de segurança. A atuação inclui a validação das urnas eletrônicas, garantindo a segurança e a confiabilidade do sistema de votação.

Até o momento, a Polícia Federal já deflagrou 40 operações de combate a crimes eleitorais e apreendeu mais de R$ 16,7 milhões em bens, incluindo R$ 11 milhões em espécie, provenientes de irregularidades ligadas à propaganda eleitoral.

Os militares, mobilizados através de cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste) e dos comandos permanentes da Marinha, Exército e Aeronáutica, atuarão em parceria com órgãos de segurança pública na manutenção da ordem durante o processo eleitoral. 

Com informações da Agência.Gov.

Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky