O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará neste sábado (5), às 12h, a cerimônia de verificação da integridade dos sistemas eleitorais, um procedimento de rotina que ocorre na véspera do primeiro turno das eleições municipais, marcado para domingo (6).
O objetivo da cerimônia é auditar o sistema que será utilizado para a totalização dos votos, garantindo a segurança e confiabilidade da urna eletrônica, que será usada pelos eleitores em todo o país.
Te podría interesar
Durante o evento, serão inspecionados os programas responsáveis pelo gerenciamento da totalização dos votos, além dos sistemas que recebem e processam os arquivos das urnas eletrônicas.
Na noite de sábado, a presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, convocando os eleitores a comparecerem às urnas no domingo.
Te podría interesar
Zerésima
Outro procedimento de auditoria acontecerá no dia da eleição. Conhecido como "zerésima", ele assegura que as urnas eletrônicas estão sem votos registrados antes do início da votação, prevista para começar às 8h.
Por volta das 7h, os mesários imprimirão um relatório em todas as urnas, comprovando que elas estão zeradas. Somente após essa verificação, a votação será iniciada.
O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no domingo (6), quando os eleitores votarão para os cargos de prefeito e vereador. Em cinco municípios, também serão realizadas consultas populares.
Caso nenhum candidato à prefeitura obtenha mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno em 27 de outubro, em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores.
Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar em 5.569 cidades. A votação acontecerá das 8h às 17h (horário de Brasília).
Com informações da Agência Brasil
Siga os perfis da Revista Fórum e da jornalista Iara Vidal no Bluesky