FAKE NEWS

Justiça determina que Nikolas Ferreira exclua vídeo com fake news contra prefeito

A decisão atinge também o candidato à prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler; confira as projeções para a cidade.

Créditos: Reprodução/Instagram Bruno Engler
Escrito en POLÍTICA el

A Justiça Eleitoral de Belo Horizonte determinou que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) retire de suas redes sociais um vídeo em que faz uma falsa associação entre um livro do atual prefeito e candidato à reeleição em Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e a pedofilia. A decisão emitida na sexta-feira (25) responde parcialmente a um pedido de direito de resposta apresentado pela Coligação BH Sempre em Frente e pela campanha de Fuad.

O tribunal considerou que o vídeo compartilha "informações descontextualizadas e inverídicas, com o claro propósito de prejudicar a imagem do candidato à reeleição". Nikolas teve 24 horas para excluir o conteúdo, sob risco de multa de R$ 5 mil por hora caso descumpra a ordem. Além disso, plataformas como Meta, X e YouTube serão notificadas para removerem a publicação. A decisão também atinge o candidato à prefeitura Bruno Engler (PL-MG), que foi instruído a apagar o mesmo vídeo de suas redes. 

No vídeo, Nikolas menciona um livro escrito por Fuad Noman e faz ligações com a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de BH, ocorrido em maio de 2024. Conforme a decisão judicial, o deputado alegou que o evento propiciaria “um ambiente para que crianças e adolescentes tenham contato com isso, ainda que de forma involuntária, com o objetivo de, de fato, destruir a inocência dessa geração”.

“Bala de prata” busca alavancar campanha de Engler 

De acordo com analistas, o vídeo de Nikolas Ferreira busca partir para o ‘tudo ou nada’ na tentaiva de alavancar a campanha de Engler na reta final para o segundo turno. O candidato bolsonarista atualmente aparece em segundo lugar nas principais pesquisas de intenções de voto, atrás do atual prefeito da cidade, Fuad Noman. 

De acordo com a pesquisa Datafolha, Fuad tem  46% contra 39% de Engler. O instituto ouviu 910 eleitores de Belo Horizonte entre 22 e 23 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%, e foi registrada na Justiça Eleitoral com o código MG- 04815/2024.

A Pesquisa Quest também aponta para um mesmo cenário, com Fuad somando 46% contra 40% de Engler. A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi realizada presencialmente com 1.002 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, nos dias 20 a 22 de outubro, e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-07435/2024.

No primeiro turno, Engler ficou em primeiro lugar com 435.853 votos (34% dos válidos) e Fuad, por sua vez, teve 336.442 votos (26,54%).