ELEIÇÕES 2024

Datafolha: Fuad Noman lidera contra bolsonarista Bruno Engler em BH

Candidatos oscilam negativamente em relação à pesquisa anterior do instituto, que também perguntou se os eleitores sabiam corretamente o número do escolhido; confira os resultados

Créditos: Marcus Desimoni/Portal da Copa/Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (24) sobre a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG) mostra o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), na liderança.

Ele aparece com 46%, enquanto o deputado estadual bolsonarista Bruno Engler (PL) chega a 39%. Em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado em 10 de outubro, os dois oscilaram negativamente dois pontos, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Os votos em branco, nulos e os que não apontam nenhum dos dois são 10% e indecisos somam 5%.

Em votos válidos, quando são excluídos os votos em brancos, nulos e indecisos, Fuad Noman tem 54% e Bruno Engler, 46%.

Leia também:

Igor Normando X Eder Mauro: quem está na frente da disputa pela prefeitura de Belém

Números dos candidatos

Quando são perguntados a respeito do número de seus candidatos, 78% dos eleitores de Fuad mencionam de forma correta, com 22% respondendo de forma errada ou dizendo não saber. Entre os que escolhem Engler, o índice de acerto é maior, com 83% apontando o número corretamente e 17% errando ou afirmando desconhecer.

Por outro lado, o atual prefeito tem o maior percentual daqueles que estão totalmente decididos a votar nele, 87%, enquanto o candidato do PL chega a 85%.

Sobre a avaliação da atual gestão municipal da capital mineira, 41% consideram a administração de Fuad Noman como ótima/ boa, mesmo percentual das que a avaliam como regular. São 16% os que julgam a gestão ruim/péssima.

A pesquisa Datafolha foi contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, entrevistando 910 pessoas em Belo Horizonte nos dias 22 e 23 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MG-04815/2024.