ASSUSTADOR

Água transmite Alzheimer e capital com praia: os livros didáticos de Tarcísio são um desastre

Material didático da gestão Tarcísio tem erros crassos de história e biologia, como TDAH na água e Lei Áurea sem princesa Isabel

Erros bizonhos do material didático de Tarcísio de Freitas para a educação estadualCréditos: Fernando Nascimento / Governo do Estado de São Paulo
Escrito en POLÍTICA el

Uma reportagem do UOL que analisou os materiais didáticos da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) mostra que os conteúdos têm erros graves de história, geografia e biologia.

Os livros didáticos digitais, que a gestão do Secretário Ricardo Feder queria utilizar para substituir os livros enviados pelo Governo Federal, têm erros bizarros.

Em um texto, o material afirma que Jânio Quadros proibiu os biquínis em 1961 nas praias paulistanas.  "A proibição do uso de biquínis foi adotada por Jânio Quadros em 1961, quando ele era prefeito de São Paulo. Ele emitiu um decreto vetando o uso de biquínis nas praias da cidade", diz o texto.

Em 1961, Jânio era presidente do Brasil e a capital paulista não tinha praia (e não tem até hoje). Ele foi prefeito da capital entre 1953 e 1955 e entre 1986 e 1990.

A proibição de biquíni foi feita em nível nacional em 1961. O veto na capital foi elaborado nos anos 1980 e tinha validade no Parque do Ibirapuera (sungas também foram proibidas).

Além disso, em outro conteúdo, afirma-se que Dom Pedro II, e não Princesa Isabel, que teria assinado a Lei Áurea que encerrou À escravidão legal no Brasil.

Alzheimer na água

Além disso, em um slide de uma aula de biologia, o material didático diz que "Além da ingestão de metais pesados, como mercúrio, agrotóxicos, remédios e produtos químicos em geral, que podem causar doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, perda de concentração e deficiência de memória, além de problemas cognitivos, depressão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)", afirma o texto, cujo título é "Transmissão de doenças através da água".

texto é completamente desinformativo. A água não transmite doenças como Alzheimer e Parkinson porque essas doenças não são transmissíveis. Elas não são causadas por vírus, bactérias, parasitas ou outros organismos vivos, ou seja, são infectocontagiosas.

Água contaminada com metais pesados, agrotóxicos e outras substâncias químicas nocivas ao organismo podem aumentar o risco de doenças degenerativas por bioacumulação, mas não, a água não transmite TDAH, Alzheimer ou Parkinson.

Essa aí é a educação sem doutrinação de Tarcísio. A Secretaria de Educação afirma que os erros foram corrigidos pela pasta e estão em revisão.