SILVIO ALMEIDA

Deputada bolsonarista chama Silvio Almeida de "capacitista" e toma resposta inesquecível

Deputada Amália Barros perdeu o rumo de casa; entenda o que é “capacitismo”; veja o vídeo aqui

Silvio Almeida.Créditos: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Escrito en POLÍTICA el

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, deu show nesta terça-feira (29), durante audiência na Câmara dos Deputados sobre pessoas com deficiência. Almeida falava sobre o fato de ter sido pai há pouco mais de um mês e as precauções que teve que tomar.

"Todo mundo que foi pai sabe disso, uma das horas mais apavorantes para um pai e uma mãe também é quando se faz o exame para saber da audição. Esse exame vai definir como vai se organizar o futuro da sua filha e do seu filho", disse.

A deputada Amália Barros (PL-MT) o interrompeu neste momento e afirmou: "Fala capacitista, hein, ministro?".

A resposta de Almeida deixou a deputada bolsonarista sem fala e provocou aplausos da plateia:

"Eu me preocupo com o tipo de mundo e o tipo de pessoa que está no campo da política, e que vai ser capaz de produzir um mundo em que meu filho, o filho da senhora e de qualquer outra pessoa possa ter uma vida plena. [...] Esse é o ponto, e a senhora não deixou eu terminar de falar, esse é o problema", declarou.

Veja o vídeo abaixo:

Capacitismo

A palavra “capacitismo”, segundo o site Hand Talk, significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão, sem deficiência, denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

O Capacitismo é considerado uma forma de preconceito, comumente vindo de pessoas sem deficiência, que pré-julgam a capacidade e habilidades das pessoas com deficiência com base apenas no que elas acreditam sobre aquela condição.

O que é uma pessoa capacitista?

Capacitista é como são chamadas as pessoas que possuem crenças limitantes a respeito das pessoas com deficiência. Elas as julgam de modo que as excluem da sociedade, seja em uma roda de conversa ou até mesmo no mercado de trabalho.

Também são consideradas capacitistas aquelas pessoas que fazem “brincadeiras” apontando suas deficiências. Ou ainda aquelas frases que se referem às pessoas sem deficiência, mas usando alguma deficiência de modo pejorativo. Vamos falar mais sobre algumas expressões capacitistas mais adiante no texto.