O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) defendeu que o governo force uma investigação sobre os militares golpistas envolvidos na tentativa de golpe do 8 de janeiro deste ano. A entrevista foi concedida ao programa Fórum Café desta segunda-feira (28).
O parlamentar afirma que existe um veto do governo, partindo de José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, contra a investigação de militares envolvidos no esquema.
Te podría interesar
“Nosso governo e o PT não estão entendendo a importância desse momento nessa questão militar”, disse Zarattini. “No 8 de janeiro, a extrema-direita nos deu de bandeja a oportunidade de fazer um acerto de contas de tudo isso que aconteceu no país”, completou o parlamentar.
“Essa tentativa de golpe envolve lideranças do agronegócio, evangélicas e setores militares. Não haveria os acampamentos sem a condescendência dos comandantes militares”, disse Zarattini.
Te podría interesar
O petista reforça que o governo está travando uma possível investigação desses setores.
"O governo deveria tirar o veto que vem fazendo à CPI através do Múcio para impedir uma investigação sobre militares que participaram da articulação do golpe. O governo deveria deixar a investigação. O próprio Alexandre de Moraes não quer botar o dedo aí”, afirmou.
Também por isso, o deputado defende, desde fevereiro de 2023, um projeto de lei que altere o artigo 142 da Constituição Federal, que afirma que os militares podem agir "por iniciativa de qualquer destes [poderes constitucionais], da lei e da ordem", artigo usado por golpistas para justificar uma intervenção militar.
Confira a entrevista completa de Zarattini: