Escrito en POLÍTICA el
O ministro da Defesa José Múcio Monteiro Filho se pronunciou sobre a ação da Polícia Federal contra o general Mauro Cesar Lourena Cid, suspeito de estar envolvido no esquema de venda de joias dadas como presente ao estado brasileiro.
- O general Mauro Cesar Lourena Cid é considerado um figura importante dentro dos círculos militares em Brasília.
- Múcio foi ouvido pelo G1, e afirmou que não está aguardando mais informações para compreender qual é a dimensão da busca e apreensão contra o general.
- "O meu papel é não deixar que isso vire uma crise", afirmou o ministro da Defesa ao veículo.
- O próprio Exército já não via com bons olhos a prisão do próprio Mauro Cid, que foi, por exemplo, orientado a usar a farda de tente-coronel durante depoimento à CPI
- Múcio é considerado um nome de mediação entre o Palácio do Planalto e o alto círculo militar, e foi mantido no cargo mesmo após diversas crises
- Ele afirma que não foi comunicado sobre a ação e a investigação contra o general Mauro Cesar Lourena Cid, que está sendo investigado pela Polícia Federal na Operação Lucas 12:2.
- Além do pai de Mauro Cid, Frederick Wassef também foi alvo de busca e apreensão por ser acusado de ter participado do esquema.
- O governo Lula estuda, com liderança do ministro da Justiça, Flávio Dino, e Múcio, prepara mudanças no uso das Forças Armadas em momentos de crises de segurança, ordem pública e instabilidade política.