BOLSONARISMO

VÍDEO: "Parabéns pelo seu voto, Zanin", diz senador Magno Malta; assista

Parlamentar bolsonarista parabeniza ministro do STF indicado por Lula pelos votos contra a descriminalização da maconha e equiparação de atos de homofobia e transfobia ao crime de injúria racial

Créditos: Magno Malta (Agência Senado) e Cristiano Zanin (STF)
Escrito en POLÍTICA el

A atuação de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF), vaga para a qual foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem provocado críticas do campo progressista e aplausos do campo conservador. 

Neste sábado (26), o senador bolsonarista Magno Malta (PL-ES) postou um vídeo nas redes sociais no qual elogia o ex-advogado de Lula , que defendeu o presidente nos casos da Operação Lava Jato, por dois votos do magistrado alinhados à pauta de costumes da extrema direita:

  1. contra equiparação de atos de homofobia e transfobia ao crime de injúria racial (equiparação foi aprovada por 9 votos contra o de Zanin);
  2. contra a descriminalização da maconha para uso pessoal (até agora, o único ministro com este voto, dentre os 6 que já votaram).

Em outros quatro votos, o mais novo integrante da Suprema Corte também foi na direção contrária à pauta progressista:

  1. contra aplicação do princípio da insignificância para dois homens que furtaram objetos de valor inferior a 100 reais (é o relator do caso na 1ª Turma)

  2. a favor de os juízes poderem julgar casos de escritórios onde trabalham seus parentes

  3. a favor da definição das Guardas Municipais como integrantes do sistema de segurança pública - elas passam a ser “mini PMs”. Zanin foi o voto decisivo -o placar foi 6 a 5

  4. contra a análise, pelo STF, de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) impetrada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) que pede que cessem as violências de caráter genocida cometidas contra os povos Guarani e Kaiowá pela Secretaria de Segurança/PM do Mato Grosso do Sul. Ao lado de Zanin, na votação, Nunes Marques, André Mendonça e o relator, Gilmar Mendes foram derrotados,.

Malta foi contra Zanin no STF e agora celebra

Durante a sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, realizada no dia 21 de junho, Magno Malta expressou que era contra a indicação dele para a vaga deixada por Ricardo Lewandowisk. Na ocasião ele afirmou que o "Supremo Tribunal Federal não é lugar de advogado" e votou contra a indicação do nome do jurista para a Suprema Corte.

Agora a opinião do bolsonarista radical mudou. Desde que foi empossado no cargo no STF, no dia 3 de agosto, Zanin tem mostrado que é o mais reacionário ministro da Corte desde a redemocratização do país.

No vídeo postado por Malta, ele desfia um rosário de preconceito e desinformação sobre orientação sexual fora do padrão heteronormativo, que ele classifica como "opção". Também cita o voto do ministro contra a descriminalização da maconha. 

O bolsonarista se solidariza com Zanin diante das críticas que o ministro tem recebido de setores progressistas e da esquerda. 

O cara mostrou que é católico, que acredita nos valores, que acredita na vida e parece que desassociou o seu voto do fato de ter sido advogado do Lula. E agora eles estão espancando o cara. Parabéns, deu um voto acertado pela vida, pelos valores, pelos princípios . Não seguiu, ideologicamente, o que pensa o partido do presidente e os seus puxadinhos".

Assista