O empresário e influenciador digital Felipe Neto, que fez campanha para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, criticou o mandatário nesta quinta-feira (24) após seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, abrir divergência na Corte e ser o único - até o momento - a votar contra a descriminalização da maconha para consumo pessoal.
A expectativa era que Zanin votasse favoravelmente à descriminalização parcial da cannabis, mas o magistrado alegou "problemas jurídicos" na proposta e disse que, caso seja aprovada, poderia "agravar a situação que enfrentamos", citando um suposto problema de saúde pública relacionado ao consumo de drogas.
Te podría interesar
O julgamento foi suspenso após pedido de vistas do ministro André Mendonça e o placar ficou em 5 a 1 pela descriminalização - sendo o único voto contrário o de Zanin.
Ao comentar o posicionamento do indicado de Lula para o STF sobre o tema, Felipe Neto se mostrou decepcionado e classificou a escolha do presidente em indicar Zanin à Corte como "inacreditável".
Te podría interesar
"Quando Lula indicou q colocaria Zanin no STF, os progressistas só pediam uma coisa: 'onde estão os posicionamentos deste homem? Qual sua visão de mundo?'. Agora está claro. Lula colocou um conservador no STF q vai ficar lá por 27 anos! Inacreditável, Lula. Inacreditável", disparou o influenciador.
Confira
"Imperdoável"
Em outra publicação, Felipe Neto disse que o voto de Zanin contra a descriminalização da maconha é "imperdoável" e lamentou que o ministro ficará 27 anos no STF.
"Teremos 27 anos deste sujeito no STF. Defenderei o voto no Lula em 2022 até a morte, mas classifico esse como seu maior erro até agora. Imperdoável, inexplicável e inaceitável. Temos agora 3 ministros ultra-conservadores na Corte", escreveu.
Outras reações
O voto de Zanin gerou revolta nas redes sociais. Inúmeros políticos, artistas, influenciadores e parte da população como um todo vêm manifestando decepção.
Confira a repercussão