FORA DE CONTEXTO

Regina Duarte é processada por filha de Leila Diniz; entenda o motivo

O processo movido por Janaina Diniz Guerra também atinge o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro

Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em protesto contra censura.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A diretora e produtora de cinema, Janaina Diniz Guerra, filha de Leila Diniz, atriz e ativista pelos direitos da mulher nas décadas de 1960 e 1970, anunciou que ingressou na Justiça, nesta quarta-feira (19), com um processo contra Regina Duarte e o PL, partido de Jair Bolsonaro.

A motivação foi uso indevido de imagem e “violação à honra” de sua mãe. A bolsonarista Regina Duarte e o PL Mulher, presidido por Michelle Bolsonaro, usaram uma foto, fora de contexto, de um protesto contra a censura e a ditadura militar, em 1968.

Na imagem, aparecem as atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell.

Janaina pede à Justiça indenização de R$ 52.800 em cada uma ação. Trata-se do valor limite do juizado cível.

Regina postou em seu Instagram, em dezembro de 2022, um vídeo em defesa da ditadura, reproduzindo um discurso de Bolsonaro fazendo apologia ao golpe militar

A bolsonarista usou a foto das seis atrizes para ilustrar o trecho em que o vídeo afirma que “64 foi uma exigência da sociedade” e que “as mulheres nas ruas pediam o restabelecimento da ordem”.

Depois disso, em fevereiro de 2023, a foto foi novamente utilizada, desta vez pelo PL, em uma arte que lembrava a conquista do voto feminino no Brasil. Porém, na imagem, Michelle Bolsonaro aparece em primeiro plano, com a fotografia ao fundo.

“É uma mentira publicada como forma de incitação aos tenebrosos atos de 8 de janeiro”, diz Janaina

A memória de minha mãe é de total ruptura com todo o conservadorismo defendido pelo PL e por Michelle Bolsonaro que, em sua época, foi imposto pela ditadura militar, regime ao qual ela se opôs”, destacou Janaina, em nota encaminhada ao Splash por sua equipe de advogados.

“O uso político, não autorizado, da imagem de minha mãe respaldando a pré-campanha de Michelle Bolsonaro é uma ofensa a tudo que minha mãe representou e representa”, acrescentou a diretoria.

“Quanto à Regina Duarte, respeito suas posições políticas, embora discorde por completo, mas é inadmissível que ela inverta por completo a realidade utilizando a imagem de suas colegas como se tivessem ido às ruas pedir intervenção militar, quando o protesto era justamente contra a censura imposta pela ditadura. É uma mentira publicada em suas redes como forma de incitação aos tenebrosos atos de 8 de janeiro”, finalizou Janaina.

Foto de 1968 marca o fim da greve de artistas que protestavam contra censura

A famosa foto das seis atrizes de mãos dadas foi registrada no dia 13 de fevereiro de 1968 e marcou o fim de uma greve de três dias de artistas. O grupo protestava, nas escadarias do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, contra a censura.

A imagem foi feita no momento em que centenas de artistas caminhavam do Teatro Municipal até o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, após reunião com o então ministro da Justiça, Gama e Silva, que recebeu uma petição com 10 mil assinaturas solicitando que a censura sobre produtos culturais fosse amenizada.