MENTIRAS

Regina Duarte posta nova fake news contra governo Lula e é advertida pelo Instagram

A atriz bolsonarista conseguiu a proeza de chegar ao 10º post marcado como mentiroso pelo Instagram somente em 2023

Regina Duarte, campeã de fake news.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en CULTURA el

A bolsonarista Regina Duarte, de 76 anos, conseguiu alcançar uma façanha nas redes sociais. Ela chegou ao 10º post classificado como mentiroso pelo Instagram somente em 2023. Desta vez, a atriz publicou fake news contra o governo do presidente Lula (PT) e foi advertida pela plataforma.

Em seu perfil, Regina compartilhou um vídeo, em tom alarmista, de uma mulher identificada com Karen Moura, que aponta a possibilidade de um "golpe", depois do encontro do vice-presidente, Geraldo Alckmin, com o economista alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, um dos principais eventos da área no mundo.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Na ocasião da reunião, em 17 de maio, Alckmin disse que a reunião tratou de "temas importantes do panorama internacional atual". "Discutimos as perspectivas de desenvolvimento sustentável no Brasil, como indústria de baixo carbono, bioeconomia e a adoção de novas tecnologias para a transição verde", escreveu o vice-presidente.

Depois do encontro, postagens nas redes de grupos de extrema direita distorceram o que foi debatido, dando a entender que havia um suposto plano de dominação global.

Após a publicação da atriz, o Instagram marcou o post como enganoso. "Informação parcialmente falsa. Analisada por verificadores de fatos independentes", e por conter "algumas imprecisões factuais", diz a plataforma.

Algumas mentiras de Regina Duarte

A lista de mentiras e ataques publicados por Regina Duarte é grande. Ela já reproduziu uma declaração de Lula fora de contexto, dando a entender que ele defendeu a mentira como uma arma política; disse que a Operação Carro-Pipa terminou por causa de Lula, sendo que o programa foi suspenso por Bolsonaro.

E mais: divulgou a mentira de que Lula teria aumentado o auxílio-reclusão para um valor maior que o salário mínimo. Disseminou fake news a respeito da Ccovid-19, como a tese mentirosa de que a vacina muda a genética das pessoas. Duvidou que o povo Yanomami estivesse passando fome, entre outras mentiras.