LULA

Saiba quais são os onze ministérios que Lula não negocia de jeito nenhum

Há também a lista dos ministros que, para o presidente, são “indemissíveis”; veja aqui

Lula.Créditos: Reprodução/Band
Escrito en POLÍTICA el

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 37 ministérios. De acordo com aliados e integrantes, no entanto, onze deles são inegociáveis e não serão entregues ao centrão de maneira alguma.

Os dois principais, que Lula já afirmou que “são seus” são os do Desenvolvimento Social e da Saúde.

Aliados acreditam ainda que ele também não negocia a Casa Civil, Secretaria Geral, Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Fazenda, Planejamento, Gestão e Inovação, Educação e Justiça.

Ministro indemissíveis

Além disso, há também os ministros que, para Lula, são “indemissíveis”. Uma delas, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o próprio presidente já disse que é “ministra dele”.

Os outros são Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Há ainda os que são nomes tidos como símbolos do governo: Marina Silva (Meio Ambiente), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Simone Tebet (Planejamento).

Já o ministro da Justiça, Flávio Dino, está em alta com Lula, mas não é apontado por aliados e auxiliares do presidente como “indemissível”, de acordo com informações da coluna de Bela Megale, no Globo.