PONTO FACULTATIVO

Lula libera funcionários públicos do trabalho nos dias de jogos da seleção feminina na Copa do Mundo

O time do Brasil disputará duas das três partidas da primeira fase do torneio no meio da semana

Lula brinca com a jogadora Marta em treino da seleção brasileira de futebol feminino.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en ESPORTE el

Pela primeira vez na história, o Brasil terá ponto facultativo nos dias dos jogos da seleção brasileira pela Copa do Mundo Feminina de Futebol. O governo Lula decidiu, nesta sexta-feira (14), liberar funcionários públicos do trabalho durante as partidas e até 2 horas após o término. 

A medida atende a uma demanda da ministra dos Esportes, Ana Moser, e a portaria, a ser assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, deve ser publicada na próxima semana. 

Ana Moser, inclusive, embarcou para a Austrália, que junto com a Nova Zelândia sediará a Copa do Mundo, para ser a representante do governo brasileiro no torneio. 

"Acabei de sair da reunião com o presidente e acertamos que serei a representante do governo brasileiro na Copa do Mundo de Futebol Feminino, porque este governo cuida das mulheres e do esporte. Aliás, a maioria das mulheres da seleção tem apoio do Bolsa Atleta", anunciou a ministra na última terça-feira (11).

Brasil na Copa

A nona Copa do Mundo Feminina da FIFA ocorre entre os próximos dias 20 de julho e 20 de agosto e contará com sedes na Austrália e na Nova Zelândia. Neste ano, o formato do mundial será o mesmo do futebol masculino, com 32 seleções divididas em 8 grupos - onde cada uma das 4 seleções fará 3 jogos em busca de duas vagas nas oitavas de final.

A seleção brasileira começa a busca pela sua primeira Copa do Mundo Feminina no Grupo F, onde enfrentará o Panamá em 24 de julho, a França em 29 de julho e a Jamaica em 2 de agosto. A expectativa é que a seleção passe para a próxima fase, onde irá encarar algumas das favoritas, como as seleções dos EUA e da Alemanha. A final da copa está marcada para as 7 horas da manhã (horário de Brasília) de 20 de agosto, no estádio Olímpico de Sidney, na Austrália.

Convocação da seleção brasileira

Goleiras: Lelê (Corinthians), Camila (Santos), Bárbara (Flamengo)

Defensoras: Antônia (Levante), Tamires (Corinthians), Bruninha (Gotham FC), Kethellen (Real Madrid), Lauren (sem clube), Monica (Madrid CFF), Rafaelle (sem clube)

Meio-campistas: Ary Borges (Racing Louisville), Kerolin (North Carolina Courage), Duda Sampaio (Corinthians), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Victoria (sem clube)

Atacantes: Debinha (Kansas City Current), Marta (Orlando Pride), Geyse (Barcelona), Gabi Nunes (Madrid CFF), Bia Zaneratto (Palmeiras); Andressa Alves (sem clube); Nycole (Benfica)

Suplentes: Tainara (Bayern), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign)

Onde assistir

Para assistir à Copa do Mundo Feminina, a torcedora e o torcedor terão 6 opções, entre a televisão aberta, fechada e aplicativos de streaming. A primeira, e mais óbvia, é a sempre presente TV Globo. No canal aberto da emissora que lidera o segmento, diversas partidas do mundial feminino serão transmitidas pela primeira vez. Os jogos da seleção brasileira com certeza estarão no canal aberto.

Na TV fechada, o Sportv, canal das organizações Globo, também transmitirá partidas. Provavelmente todos os jogos da Copa do Mundo Feminina devem passar nos canais Sportv, uma vez que o Grupo Globo têm os direitos de transmissão da competição. Na internet, o GE (Globoesporte) também transmitirá as partidas ao vivo e de graça para os internautas. Só será preciso fazer um cadastro utilizando contas do Google ou do Facebook para ter acesso às transmissões. O sinal será o mesmo da TV aberta.

No YouTube, a transmissão também será ao vivo e gratuita, sendo feita pela Cazé TV, o canal lançado pelo famoso streamer Casimiro. Uma equipe de profissionais estará trabalhando ao lado do astro da internet brasileira para narrar e comentar os jogos.

Além do YouTube, a Cazé TV também está na Twitch, onde os jogos também serão transmitidos. Não será necessário assinar o canal para assistir às partidas.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar