FUTEBOL FEMININO

Seleção Feminina de Futebol vence último jogo antes da Copa do Mundo

Time brasileiro vence equipe do Chile por 4 a 0 em amistoso realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília; atletas vão disputar Mundial na Austrália

Créditos: Agência Brasil (Marcelo Camargo) - Seleção Brasileira Feminina de Futebol vence amistoso contra o Chile
Escrito en ESPORTE el

A seleção feminina de futebol conquistou uma vitória no último jogo antes da Copa do Mundo, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia. Neste domingo (2), as jogadoras brasileiras venceram o Chile por 4 a 0 em um amistoso realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Estreia na Copa do Mundo

A equipe brasileira embarcará nesta segunda-feira (3) para a Austrália, país-sede dos jogos da fase inicial do Mundial. O voo com as jogadoras e a comissão técnica partirá do aeroporto de Brasília às 5h (horário de Brasília) e tem previsão de chegada em Brisbane às 18h35, horário local, após 24 horas de viagem.

A estreia do Brasil na Copa do Mundo está marcada para o próximo dia 24, às 8h (horário de Brasília), contra o Panamá, no Estádio Hindmarsh, em Adelaide. Na primeira fase, a equipe enfrentará também as seleções da França e da Jamaica. As jogadoras brasileiras buscam conquistar o título mundial pela primeira vez.

A partida

Agência Brasil (Marcelo Camargo) - Marta durante jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Chile.

Na partida, a formação inicial contou com Lelê; Antonia, Kathellen, Rafaelle e Tamires; Luana, Duda Sampaio, Geyse e Ana Vitória; Nycole e Gabi Nunes. A técnica Pia Sundhage optou por mesclar defensoras consideradas titulares com jogadoras de ataque que buscam uma vaga na escalação principal. Jogadoras como as meias Ary Borges, Adriana e Kerolin, e as atacantes Debinha e Marta, que geralmente são titulares, foram poupadas e começaram a partida no banco de reservas.

As jogadoras ofensivas entraram em campo determinadas a mostrar seu potencial e levaram apenas alguns minutos para abrir o placar. Aos quatro minutos, Nycole recebeu pela direita, observou a área e fez um cruzamento preciso para a também atacante Gabi Nunes cabecear no ângulo da goleira Antonia Canales, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol brasileiro.

As jogadoras chilenas tentaram responder no lance seguinte, quando a atacante María José Urrutia invadiu a área pela direita e chutou, mas a goleira Lelê fez uma defesa incrível com a ponta dos dedos. No entanto, o Brasil continuou dominante, explorando as laterais do campo para atacar. Aos 14 minutos, após um cruzamento e um corte parcial da defesa chilena, a volante Luana encontrou Geyse no lado direito da área. A atacante finalizou de primeira, mas sem ângulo, mandando a bola para fora.

Agência Brasil (Marcelo Camargo - Marta (BR) e Montserrat Hernandez (CH) durante jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Chile.

O Chile assustou novamente aos 23 minutos, em uma cobrança de falta da volante Karen Araya pela esquerda, que acertou o travessão. No entanto, as jogadoras brasileiras não desperdiçaram a oportunidade de aumentar a vantagem. Aos 28 minutos, a lateral Antonia recebeu na direita e fez um cruzamento preciso. A meia Duda Sampaio cabeceou no meio da área, mandando a bola para as redes.

A pressão da equipe verde e amarela não diminuiu mesmo com a vantagem. Aos 34 minutos, a defesa chilena afastou uma falta cobrada na área e Luana aproveitou o rebote na meia-lua. A camisa 5 teve tranquilidade para dominar a bola e chutar no canto esquerdo de Canales, que não teve chances de defesa. O quarto gol quase saiu aos 43 minutos, em um chute cruzado de Antonia pela direita, que passou rente à trave direita.

No segundo tempo, as jogadoras brasileiras mantiveram o controle do jogo, pressionando as chilenas pelos lados do campo. Aos quatro minutos, a seleção canarinho ampliou a vantagem. A lateral Tamires cruzou pela esquerda e Geyse, de cabeça e sozinha, marcou o quarto gol.

A partir dos 12 minutos, a técnica Pia começou a fazer substituições na equipe. A meia Ana Vitória deu lugar à zagueira Mônica, enquanto Geyse foi substituída pela atacante Andressa Alves. Na defesa, Lauren entrou no lugar de Kathellen. Aos 25 minutos, Nycole deixou o campo para a entrada de Kerolin. Três minutos depois, o Estádio Mané Garrincha ficou eufórico com a entrada de Marta, que substituiu Rafaelle e assumiu a braçadeira de capitã, que estava com a zagueira.

As substituições, de ambos os lados, diminuíram a intensidade da partida. Mesmo assim, o Brasil continuou soberano, buscando ampliar a vantagem, mesmo sem a mesma organização do primeiro tempo. Ao final do jogo, foram aplaudidos pelos quase 16 mil torcedores presentes no estádio. Agora, é hora da Copa do Mundo.

Com informações da Agência Brasil

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar