Neste domingo (16), às 22 horas, termina o prazo para participar da consulta pública sobre quais políticas públicas devem ser prioridade para o governo Lula nos próximos anos. Por meio do site oficial, todo e qualquer cidadão pode votar em três programas e ainda criar uma proposta.
Até este sábado (15), mais de 1,28 milhão de pessoas colaboraram com a iniciativa de consulta pública participativa instituída pela Plano Plurianual (PAA Participativo).
Te podría interesar
Como participar
Para votar, você precisa apenas entrar no site do Brasil Participativo com a sua conta Gov.br, e clicar em "participar" para escolher as propostas, que são até três, e votar. Você também pode inscrever uma sugestão.
Impacto do seu voto
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), nos primeiros seis meses de gestão a iniciativa “promoveu um importante espaço de diálogo e engajamento com a população, permitindo que a sociedade colaborasse ativamente na elaboração de políticas públicas e na orientação para a aplicação de recursos governamentais nos próximos quatro anos (2024/2027)”.
Te podría interesar
Votação presencial
O PAA Participativo também teve consultas presenciais. As chamadas "Caravanas do PAA" aconteceram em todas as unidades federativas e já foram concluídas. Neste ciclo de plenárias, aproximadamente 35 mil pessoas se mobilizaram nos 27 encontros.
A iniciativa foi citada diversas vezes pela ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, que afirmou, em maio, que “quem vai escrever a história do Planejamento vai ser o povo brasileiro. Vamos colocar no PPA o que o povo quer; e gastar onde o povo precisa. Digam o que vocês querem para o Brasil”.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.