"AGENDA DE PAZ"

Lula em Bruxelas: "Guerra no coração da Europa lança sobre o mundo o manto da incerteza"

Em agenda intensa na Bélgica, Lula ainda se comprometeu com desmatamento zero da Amazônia até 2030 antes do encontro bilateral com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Em discurso na abertura do fórum empresarial União Europeia-América Latina, em Bruxelas, na Bélgica, nesta segunda-feira (17), Lula voltou a pedir paz, falando que a guerra na Ucrânia lança "incertezas" sobre o mundo.

"Eu acredito que são as empresas, as universidades e a sociedade civil que dão vida e continuidade às relações entre os países. Este encontro confirma que nossos empreendedores estão plenamente engajados no relançamento dessa histórica aliança, baseada na certeza de que o sucesso do outro é fundamental para nosso êxito comum. Isso é mais verdadeiro agora, quando vivemos momentos de turbulência e incerteza no mundo", disse o presidente brasileiro, antes de listar a Covid, as mudanças climáticas e a cultura de ódio, propagada em grande parte pela ascensão da extrema-direita.

"A crise da democracia semeia a discórdia, a violência e a intolerância, solapando as condições da vida em sociedade e o planejamento da atividade econômica. A guerra no coração da Europa lança sobre o mundo o manto da incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então essenciais para a economia e programas sociais. A corrida armamentista dificulta ainda mais o enfrentamento da mudança do clima. Frente a todos esses desafios, cabe aos governantes, empresários e trabalhadores reconstituir o caminho da prosperidade, da retomada da produção, dos investimentos e dos empregos", disse.

Em seguida, Lula exortou empresários e governos a construírem uma "agenda de paz".

"Precisamos enviar ao mundo um sinal de que duas regiões da importância estratégica da Europa e da América Latina e Caribe estão comprometidas com uma agenda promissora. Uma agenda de paz, de cooperação, de ampliação do comércio e dos investimentos, de geração de empregos e de crescimento sustentável", disse.

Mais cedo, em pronunciamento antes do encontro bilateral com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Lula afirmou que tem compromisso de reduzir a zero o desmatamento na Amazônia até 2030.

"O Brasil, todo mundo sabe, vai cumprir com sua parte na questão do clima. Nós temos um compromisso com o desmatamento zero na Amazônia até 2030. Esse é um compromisso assumindo antes, durante e depois de uma campanha política. É um compromisso, eu diria, quase que de fé, não apenas meu, mas do povo brasileiro", disse o presidente brasileiro.

Leia e assista ao discurso de Lula na abertura do fórum empresarial União Europeia-América Latina e antes do encontro com Ursula von der Leyen.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1680847048013414401

 

Temas