Em decreto publicado nesta sexta-feira (14), o presidente Lula oficializou a sua primeira troca na equipe ministerial desde o começo do governo.
Em publicação no Diário Oficial da União, Lula oficializou a já antecipada demissão de Daniella Carneiro do cargo de ministra do Turismo.
Te podría interesar
Ele também anunciou que Celso Sabino, deputado federal do União Brasil do Pará, irá ser o substituto escolhido pelo governo para a pasta.
"Assumo com responsabilidade, muita disposição e vontade", disse o parlamentar, próximo de Lira e apontado como uma indicação do Centrão para compor a base do governo.
Te podría interesar
A demissão de Daniela Carneiro já era esperada pela maioria dos analistas. A deputada federal eleita pelo Rio de Janeiro estava no centro de uma crise com o União Brasil, partido visto como uma das chaves para o apoio do governo no Congresso Nacional.
Essa é a primeira mudança do terceiro mandato de Lula. Existem especulações de novas mudanças na equipe ministerial, mas o governo nega essa possibilidade e garante a estadia de figuras como Ana Moser, Nísia Trindade e Esther Dweck no governo.
Celso Sabino iniciou sua trajetória política ainda em 2010, quando se elegeu deputado federal pelo PR. Em 2013, migrou para o PSDB, onde ficou até o ano de 2021. Ele rachou com os tucanos em 2021 para se alinhar ao governo Bolsonaro. Desde então, atua como uma figura importante no Congresso Nacional e foi relator da Comissão Mista de Orçamento de 2022.