CONHEÇA

Quem é Celso Sabino, o novo ministro do Turismo

Primeira mudança na equipe ministerial de Lula está confirmada

Celso Sabino foi confirmado pela Secretaria de Comunicação como novo ministro
Celso Sabino foi confirmado pela Secretaria de Comunicação como novo ministroCréditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (13), foi confirmado que o presidente Lula convocou o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) para o cargo de ministro do Turismo em meio às negociações com o partido de Luciano Bivar por apoio no Congresso Nacional.

Sabino deve assumir o posto de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), escolha original de Lula para o cargo. Carneiro é deputada federal e foi eleita pelo UB, mas deve sair do partido após pressão da cúpula da legenda para sua saída do Ministério do Turismo.

Celso é o nome indicado pelo partido e deve ser o primeiro nome trocado da equipe ministerial de Lula. Mais mudanças estão previstas para os próximos meses.

Quem é Celso Sabino

Celso Sabino é um deputado federal do União Brasil do Pará. Ele iniciou sua trajetória política ainda em 2010, quando se elegeu deputado federal pelo PR. Em 2013, migrou para o PSDB, onde ficou até o ano de 2021.

Sabino sofreu um processo de expulsão do PSDB, mas, antes de ser oficialmente banido da legenda, se mudou para o PSL, que acabou se transformando em União Brasil. O principal motivo para a mudança foi a proximidade de Sabino com Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil.

Sabino é um nome próximo de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados. Em 2020, foi líder de maioria da Câmara, articulando diversas políticas em favor de Lira e Bolsonaro.

De passado antipetista, Sabino chegou a, inclusive, criticar  a indicação de Lula para a Casa Civil em 2015. Ele já apagou a postagem das redes sociais.

Celso Sabino também foi muito próximo do governo de Simão Jatene (PSDB-PA), onde trabalhou como Secretário de Estado e de Trabalho, Emprego e Renda. 

O parlamentar também é próximo de Helder e Jader Barbalho, principais aliados do lulismo no Pará. Eles já publicaram fotos juntos e são considerados aliados políticos.

A nomeação deve ser confirmada no Diário Oficial da União em breve. Um dos postos chave ligados ao Ministério do Turismo é a Embratur, de Marcelo Freixo (PT-RJ). Contudo, o petista afirma que seguirá no cargo, independentemente da nova nomeação do Palácio do Planalto.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar