O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reconheceu a possibilidade de demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), que vem enfrentando pressão do próprio partido para deixar o cargo. Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes do governo no Congresso, Padilha afirmou que o partido solicitou a reavaliação dos três cargos indicados para o primeiro escalão, incluindo Turismo, Integração Nacional e Comunicações.
No entanto, a pressão dos parlamentares do União Brasil recai especificamente sobre Daniela. Cerca de 50 deputados assinaram uma lista pedindo a saída da deputada federal do Rio de Janeiro. Caso não haja mudanças, o partido ameaça se posicionar como oposição.
Te podría interesar
Padilha destacou que o presidente Lula solicitou que o debate fosse conduzido com o União Brasil e outros partidos interessados em fazer ajustes. Ele comparou o governo a um rali, onde às vezes é necessário trocar o motorista ou um pneu, mas o mais importante é estar no caminho certo. O ministro afirmou que o governo tem um caminho e uma direção certa.
"Governo é igual a um rali. De vez em quando, durante um rali, você tem que trocar um motorista, um pneu, o que importa é estar no caminho certo. Esse é um governo que tem um caminho, um rumo certo", afirmou Padilha.
O ministro também enfatizou que, neste momento, não está em questão a qualidade de nenhum ministro. Ele afirmou que o União Brasil expressou o desejo de reformular a representação de seus três ministros, o que é absolutamente natural para um partido.
No entanto, Padilha ressaltou que ainda não há uma data definida para a decisão sobre o assunto. A nomeação, avaliação e troca de ministros é de responsabilidade do presidente da República, ouvindo seus ministros e ministras. Nenhuma data ou ministério específico foi definido até o momento.