O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), confirmou no início da noite a saída do cargo de Daniela Carneiro, até então chefe do Ministério do Turismo. Ela teve uma reunião com Padilha e com o presidente Lula nesta quinta-feira (6), no Palácio do Planalto, na qual ficou oficialmente definhada sua saída da pasta.
De acordo com a nota enviada pelo responsável pela SRI, Lula explicou de forma clara a Daniela que sua substituição no Ministério do Turismo estava relacionada a questões partidárias, inclusive agradecendo a ela pelo “excelente trabalho feito na recuperação do turismo no Brasil”, desejando que a agora parlamentar (ela voltará à Câmara para cumprir seu mandato de deputada federal) siga contribuindo com o governo no Legislativo.
Padilha disse ainda que as conversas com o União Brasil seguem e que o presidente da República “receberá a indicação do deputado Celso Sabino, para liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no país”.
Daniela passou a balançar no cargo ainda em junho, quando o União Brasil passou a exigir outro nome para a pasta. O Planalto, sabendo do grande número de deputados e senadores da legenda, não teve outra saída, senão substituí-la. No entanto, para que uma saída honrosa fosse possível, a mudança no Ministério do Turismo foi sendo protelada, até que finalmente efetuada nesta tarde.