JUDICIALIZAÇÃO

Novo quer apagar Lula dos perfis oficiais do governo

Para a advogada do partido existiria uma confusão entre a conta pessoal do presidente e a função dos canais oficiais do governo

Lula (PT) no debate da Band em outubro de 2022.Créditos: Reprodução/Band
Escrito en POLÍTICA el

Parlamentares do Partido Novo entraram com uma ação na Justiça Federal nesta quinta-feira (29) com o objetivo de derrubar todas as publicações que mencionam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos perfis e canais oficiais do governo nas redes sociais e impedir que novas publicações com essas características sejam feitas.

Assinada pelo senador Eduardo Girão e pelos deputados federais Adriana Ventura, Gilson Marques e Marcel van Hattem, a ação acusa as publicações de fazer promoção pessoal do presidente. Entre os posts indicados na ação, está um em que o perfil da Presidência da República teria convocado eleitores a seguir o perfil de Lula.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Entre os canais que o Novo cita na ação estão a Presidência da República, o Itamaraty e ministérios como das Cidades e das Comunicações. Os parlamentares apontam que em todos eles teriam sido registradas publicações que "enaltecem" as personalidades de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Para a advogada do partido, Carolina Sponza, existe uma confusão entre a conta pessoal de Lula e a função dos canais oficiais do governo. "Isso configura uma frontal violação ao princípio da impessoalidade administrativa", escreveu.