Após o suicídio de dois colegas, um deles dentro da sede da entidade, na Rua Riachuelo, no Centro de São Paulo, servidores do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) realizam nesta quinta-feira (18), a partir das 12h, manifestação contra o assédio moral no órgão.
O protesto ocorre contra o assédio moral e falta de condições de trabalho que tem levado ao adoecimento de parte da categoria. A manifestação acontece em frente ao prédio sede do MP-SP.
Te podría interesar
Os colegas relatam uma realidade de sobrecarga de trabalho e assédio moral, muitas vezes de forma institucionalizada, que acaba adoecendo os trabalhadores. Em 2022, segundo a carta aberta dos servidores, foi realizada uma pesquisa informal na qual foram recebidos 300 relatos de assédio na instituição. Leia a carta completa aqui.
A situação torna-se ainda mais grave diante da lastimável perda de colegas no último ano vítimas de suicídio, um deles, inclusive, no prédio sede do Ministério Público.
Te podría interesar
Para Henrique Sales Costa, a luta contra o assédio no ambiente de trabalho deve ser estendida a todo servidorismo público. “Iremos ao ato para levar nossa solidariedade aos colegas, mas também para fortalecer a luta contra qualquer forma de assédio. O assédio adoece e é uma prática que precisa ser extinta”, ressaltou o diretor do Sindicato.
Dentre as pautas do ato, servidores pedem: 1) Criação de comissão de assédio moral e sexual com participação ativa de servidores; 2) Disponibilização de psicólogos e rede de atendimento aos servidores; 3) Revogação dos instrumentos abusivos de avaliação dos servidores; 4) Instituição de ouvidoria de assédio moral e sexual. Os colegas do MP/SP estão fazendo uma petição de apoio, assine aqui.
Todas as informações da campanha estão disponíveis na página no instagram “Nenhum servidor a menos”.
Vaquinha virtual
Além disso, há também uma vakinha de apoio a família de uma das vítimas. Os dados para transferência, no nome de Vania Heidrick Ciribelli da Silva, são:
Banco Itaú
Ag. 1192
Conta poupança 76680-4
CPF 170.688.758-23
Com informações do Sintrajud