CIRCO MONTADO

Audiência na Câmara pode virar Morning Show da Jovem Pan

Foragido da Justiça e propagadores de fake news são alguns dos convidados

Foragido da Justiça brasileira nos EUA, o bolsonarista Allan do Santos pode participar via videoconferência.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Prepare a pipoca, pois uma audiência na Câmara dos Deputados pode se transformar em circo de horrores nesta quinta-feira. Foragido da Justiça, propagadores de fake news e negacionistas da pandemia, esses são apenas alguns dos convidados para a audiência na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, organizada para discutir, pasmem, a “institucionalização da censura no Brasil”. 

Foragido da Justiça brasileira nos Estados Unidos, o agitador bolsonarista Allan do Santos é um dos mais aguardados, mas, não poderá comparecer, pelo menos, presencialmente. Ele está nos Estados Unidos desde outubro de 2021, quando teve a prisão decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Em 2022, seu passaporte foi cancelado por decisão do Supremo.

A lista também inclui agitadores de peso do bolsonarismo e outros investigados por fake news, como Bárbara Destefani, do canal Te Atualizei e o ex-comentarista da Jovem Pan, Rodrigo Constantino. Aliás, se depender de convite, a sessão reviverá os piores momentos do Morning Show da Jovem Pan, programa que ecoou nos últimos anos as ideias extremistas do bolsonarismo, e poderá ter a participação de Zoe Martínez, Paulo Figueiredo Filho e Ana Paula Henkel, fiéis apoiadores do ex-presidente.

O jornalista Alexandre Garcia, demitido da CNN por defender tratamentos ineficazes para a covid-19 durante a pandemia, ainda não confirmou a presença, segundo o site da Câmara.

A lista de convidados também inclui representantes das principais big techs contrárias ao PL das Fake News, o advogado conservador e linha de frente do bolsonarismo Ives Gandra Martins, e o ex-ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou voto no ex-presidente.

O requerimento da audiência foi feito por Gustavo Gayer (PL-GO), alvo de inquérito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investiga autores de atentados contra o sistema eleitoral, um dos mais ativos militantes bolsonaristas nas redes sociais e no Congresso. A justificativa: “nos últimos anos, vimos uma série de medidas sendo implementadas pelo Poder Judiciário que visam restringir o direito à liberdade de expressão”.

Gayer é o mesmo que atacou a reputação de um grupo de enfermeiros que protestavam na Praça dos Três Podres em defesa de políticas de prevenção à doença.

Confira a lista completa de convidados.

1) MARCO AURÉLIO MELLO
Ministro Aposentado do STF

2) IVES GANDRA MARTINS
Jurista

3) ALEXANDRE GARCIA
Jornalista

4) RODRIGO CONSTANTINO (Confirmado)
Jornalista

5) ANA PAULA HENKEL (Confirmado)
Jornalista

6) PAULO FIGUEIREDO FILHO (Confirmado)
Jornalista

7) CAMILA ABDO
Jornalista

8) ALLAN DOS SANTOS
Jornalista

9) BÁRBARA DESTEFANI (Confirmado)
Comentarista

10) ZOE MARTÍNEZ
Comunicadora

11) HUGO RODRIGUEZ
Diretor de Políticas Públicas para América Latina
Twitter

12) KALIANA KALACHE
Gerente de Políticas Públicas
Meta

13) ROBERTA RIOS
Gerente de Políticas Públicas e Relações Governamentais
Google

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar