MILÍCIAS DIGITAIS

Foragido nos EUA, Allan dos Santos debocha de Alexandre de Moraes com história mal contada

O blogueiro bolsonarista teve sua prisão preventiva decretada em 2021 e no ano seguinte o Supremo Tribunal Federal cancelou seu passaporte

Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista.Foragido nos EUA, Allan dos Santos debocha de Alexandre de Moraes com história mal contadaCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

“Chora Xandão, foragido é seu forevis (SIC), tirano de merda”, escreveu o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos na última sexta-feira (17), em sua conta de Instagram. A publicação acompanha uma foto do golpista beijando o que parece ser uma autorização para trabalhar nos EUA, país para o qual fugiu após ter a prisão preventiva decretada em 2021 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que investiga sua atuação nos inquéritos das milícias digitais e dos atos antidemocráticos.

Com as contas originais das redes sociais banidas das plataformas pelo mesmo STF que cancelou seu passaporte no ano passado, Allan dos Santos precisou criar uma nova conta de Instagram, ativa desde o último dia 31 de janeiro, para burlar a decisão e mandar seu recado e debochar do magistrado que redigiu seu pedido de prisão. Ele já tem mais de 100 mil seguidores na nova conta e o deboche sobre o “Xandão” foi visto, curtido e comentado por toda essa gente.

Mas acontece que ao que tudo indica, a suposta permissão para trabalhar nos EUA pode ser uma fraude. De acordo com apuração do Estadão, o serviço de imigração dos EUA informa que para conseguir tal permissão é necessário preencher um formulário que pede, entre outras informações, o número e a data de validade do passaporte. Em algum momento devem também checar tais informações declaradas.

Caso Allan dos Santos tenha entrado com o pedido após novembro de 2022, quando teve o passaporte cancelado pelo STF, é bem provável que o deboche seja apenas mais uma ‘fake news’ divulgada pelo blogueiro. Em todo caso, a história ainda parece mal contada.

O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, busca acelerar o processo de extradição de Allan dos Santos. O primeiro contato ocorreu no último mês, quando Dino contatou autoridades dos EUA e da Interpol, mas ainda não há previsão para a conclusão do processo. A pasta alega que já realizou os trâmite burocráticos e aguarda uma resposta das autoridades estrangeiras.

*Com informações do Estadão.