MAL-ESTAR

Agrishow cancela cerimônia de abertura após tentativa de fazer palanque político contra o governo Lula

Organização do evento havia "desconvidado" ministro da Agricultura e confirmado a presença de Jair Bolsonaro, gerando mal-estar entre patrocinadores

Pavilhão da Agrishow em 2022.Créditos: Guilherme Sircili/Prefeitura de Ribeirão Preto
Escrito en POLÍTICA el

A Agrishow, maior feira do setor agropecuário da América Latina, anunciou na noite deste sábado (29) o cancelamento da cerimônia de abertura do evento, que estava marcada para acontecer em Ribeirão Preto (SP) nesta segunda-feira (1). A decisão se dá após a reação do governo Lula e patrocinadores à tentativa da organização do evento de transformar a feira em um palanque político contra o governo Lula. 

O mal-estar entre a feira e o governo federal se deu após a organização do evento "desconvidar" o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, para chamar à cerimônia o ex-presidente Jair Bolsonaro. O gesto foi visto tanto pelo ministro como por demais membros ligados ao Palácio do Planalto como uma provocação. 

Diante da atitude, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou que o Banco do Brasil cortaria o patrocínio ao evento

“Descortesia e mudança de caráter de um evento institucional de promoção do agronegócio para um evento de características políticas e ideológicas. Ou é uma feira de negócios plural é apartidária ou não pode ter patrocínio púbico”, disse Pimenta através das redes sociais. Pouco antes, o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, já tinha ido ao Twitter para falar sobre a suspensão de patrocínios com dinheiro público para quem quer fazer política em ambiente de negócios.

Confira abaixo a íntegra da nota da Agrishow sobre o cancelamento da cerimônia de abertura

"Em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 2ª edição da Agrishow, as entidades realizadoras do evento (ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIMAQ – Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos, ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira), optaram por não realizar solenidade de abertura da feira, prevista para o dia 1º de maio, às 11h.

A Agrishow mantém a sua tradição de ser a principal vitrine do setor apresentando o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio, soluções para pequenas, médias e grandes propriedades, estimulando a realização de negócios.

Reiteramos o convite para que mantenha a sua agenda de visita ao evento para conhecer as inovações que estão ampliando a competitividade e desenvolvimento do setor."