PROVOCAÇÃO

Agrishow, patrocinada pelo governo Lula, nega corte de ministro para levar Bolsonaro

Maior feira agropecuária da América Latina, segmento alinhadíssimo com o ex-presidente de extrema direita, afirma que não “desconvidou” Carlos Fávaro. Ministro não vai mais

Agrishow em 2022.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Uma informação controversa causou grande reboliço no noticiário brasileiro nesta quarta-feira (26): o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, teria sido “desconvidado” para a abertura da Agrishow, a maior feira agropecuária da América Latina, que ocorrerá em Ribeirão Preto (SP), de 1° a 5 de maio, porque a organização do evento teria convidado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cerimônia, que contará também com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Embora oficialmente os organizadores tenham informado que Fávaro segue convidado, a presença de Bolsonaro, segundo o presidente da feira, Francisco Maturro, seria fruto de “um grande movimento do agro” que exigiu o antigo mandatário de extrema direita. Num evento de tal magnitude, a presença de um alguém que não é uma autoridade constituída é vista como uma clara afronta ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A temperatura ficou ainda mais elevada pelo fato de o governo federal ser um dos principais patrocinadores da Agrishow e durante a abertura da feira estava previsto o anúncio de uma liberação de R$ 400 milhões para suplementação do orçamento, com o intuito de ajustar os juros das linhas de investimentos do Plano Safra 2022/2023. Trocando em miúdos, o governo fez um grande esforço para atender as demandas do setor, que é profundamente ligado ao líder reacionário que não conseguiu se reeleger, mas em contrapartida o segmento respondeu com uma provocação.

A Agrishow segue tentando apagar o incêndio. A assessoria de imprensa do evento respondeu à Fórum informando que “a direção da Agrishow reafirma o convite feito ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para participar da abertura da 28ª edição da feira”, que “o ministro vem realizando um ótimo trabalho com muita competência para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro” e que “sua participação na feira é muito importante para todo o setor”.

Já o ministro informou que não irá mais ao evento agropecuário, nem na abertura ou em qualquer outro dia da feira.