Um dos principais protagonistas das imagens das câmeras de segurança durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, o capitão José Eduardo Natale, que aparece dando água aos terroristas, esteve com Jair Bolsonaro (PL) no lançamento da campanha do ex-presidente à reeleição em ato em Juiz de Fora, Minas Gerais, em agosto do ano passado.
Agente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nomeado pelo ex-ministro-chefe da pasta, o general Augusto Heleno, Natale ainda viajou com Bolsonaro para a Rússia em fevereiro de 2022, às véspera da invasão da Ucrânia.
Te podría interesar
Além dele, outros seis militares que trabalhavam no GSI e aparecem nas imagens atuaram diretamente na segurança de Bolsonaro, segundo revela reportagem de Gustavo Côrtes e Mariana Carneiro no Estadão.
O coronel Wanderli Baptista da Silva Júnior fez a segurança de Bolsonaro durante viagem à Nova York em setembro de 2022, quando o ex-presidente discursou na ONU.
Te podría interesar
À Polícia Federal, o general Gonçalves Dias, o G. Dias, disse ter dado ordem a Wanderli para prender os terroristas.
Ainda estiveram em eventos com Bolsonaro os agentes Alexandre Santos de Amorim, André Luiz Garcia Furtado, Alex Marcos Barbosa Santos e Laércio da Costa Júnior.
André Furtado e Alex Marcos Barbosa participaram de motociatas em São José do Rio Preto e Recife.