DIRETO DE LISBOA

"Em casa": a celebração de Lula em sua visita oficial a Portugal

Chefe de Estado brasileiro domina o noticiário, recebe apoio nas ruas e tem cerimônia gloriosa na capital portuguesa.

Lula posa para foto oficial com o presidente português, em Lisboa.Créditos: Henrique Rodrigues/Revista Fórum
Escrito en POLÍTICA el

De Lisboa – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início oficialmente à sua visita de Estado à Península Ibérica na manhã deste sábado (22), em Portugal, e desembarcou na porta do mítico Mosteiro dos Jerônimos para ser recebido pelo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.

VÍDEO - Lula é recebido com festa em Lisboa: "Guerreiro do povo brasileiro"

Na presença de autoridades civis e militares dos dois países, Lula passou em revista à tropa e ouviu a execução dos hinos nacionais frente à frente com as unidades das três Forças Armadas da nação europeia.

Na sequência, o mandatário brasileiro entrou no mosteiro e depositou flores no túmulo do poeta Luís de Camões, icônico personagem da história portuguesa, que em versos contou a história de Portugal em sua epopeia marítima, em "Os Lusíadas".

A exemplo do ocorrido na sua chegada na manhã de sexta (21), os radicais de extrema direita brasileiros e portugueses, que prometiam "infernizar" a vida petista, também não apareceram. Pelo contrário. Manifestantes foram às ruas e gritavam o nome do líder do gigante sul-americano, sobretudo na Praça do Império, onde teve início o cerimonial de Estado.

O noticiário português também segue dominado pelo presidente brasileiro, que é manchete em todo lado, muito embora suas recentes falas polêmicas sobre a responsabilidade da Europa e dos EUA na guerra da Ucrânia tenham gerado agressivas críticas.

Após o ato, o presidente e seu homologo luso foram para o Palácio de Belém, residência oficial do chefe de Estado português, e lá se mantêm em reunião privada, longe dos olhos da imprensa.

O próximo compromisso de Lula é a 13ª Cimeira Luso-Brasileira, a mais importante cúpula entre essas duas nações, que se iniciou em 2000, embora não ocorra desde 2016. O encontro será realizado no Centro Cultural Belém, ao lado do palácio presidencial.

Temas