Neste sábado (22), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) as imagens produzidas em 8 de janeiro, durante a baderna bolsonarista, pelo circuito interno de câmeras de segurança do Palácio do Planalto.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Te podría interesar
“Já entregamos ao STF a íntegra das imagens do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro e uma cópia da sindicância aberta no GSI”, afirmou ministro-chefe interino do GSI, Ricardo Cappelli, nas redes sociais.
As imagens, entregues na íntegra, contam com mais de 900 horas de gravação e foram feitas por mais de 30 câmeras internas. Moraes tinha determinado na última sexta-feira (21) a quebra do sigilo das imagens e o depoimento de militares do GSI que aparecem nelas.
Te podría interesar
Na última semana, trechos das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto gravadas em 8 de janeiro, enquanto bolsonaristas destruíam o local, foram divulgadas pela CNN Brasil. Os vídeos mostravam militares do GSI circulando pelo Palácio, e um deles inclusive dando água para os golpistas. Entre os flagrados, estava o general Gonçalves Dias, nomeado pelo presidente Lula (PT) dias antes como o ministro-chefe do órgão.
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
A divulgação das imagens causou um verdadeiro rebuliço na oposição bolsonarista, que viu ali um possível meio de provar sua tresloucada teoria de que teria sido o próprio governo Lula a armar os ataques de 8 de janeiro para se fazer vítima e, a partir disso, obter ganhos políticos e autorização para perseguir apoiadores do governo anterior.
Na quarta-feira (19), dia seguinte da publicação das imagens, Gonçalves Dias entregou o cargo. Além dele, outros 9 militares do GSI também foram filmados no Planalto: sete oficiais do Exército, um sargento da Aeronáutica e um tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Clique aqui e saiba quem são.