A presidenta nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou fortemente uma matéria publicada pelo tabloide Estadão que, segundo a crítica de Gleisi, "festeja" a queda de investimentos externos no Brasil, revelada pelo último levantamento do IBGE.
Para a deputada, o Estadão "torce contra o país". "A matéria do Estadão celebra a oscilação na série histórica de investimentos externos diretos no Brasil em outubro. Além de continuar torcendo contra o país, o jornal esconde o dado real: segundo a OCDE, os investimentos caíram cerca de 30% em todo o mundo este ano."
Te podría interesar
Em seguida, Gleisi destaca o fato de que, "mesmo assim, o Brasil saltou de quinto para o segundo maior destino de investimentos externos diretos no período. O dado de outubro é pontual."
Por fim, a presidenta nacional do PT afirma que "o ódio do Estadão a Lula, presidente que veio do povo, deixa mesmo o jornal cego".
Te podría interesar
Matéria do @Estadao festeja oscilação na serie historica de investimentos externos diretos no Brasil no mês outubro. Além de continuar torcendo contra o país, o jornal esconde o dado real: segundo a OCDE, investimentos caíram cerca de 30% em todo o mundo este ano. Mesmo assim, o…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 6, 2023
Simone Tebet projeta crescimento do PIB "acima da média mundial"
De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) variou 0,1% no terceiro trimestre de 2023 (em comparação com o segundo trimestre deste ano), na série com ajuste sazonal.
Além disso, o instituto informa que, frente ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 2,0%. No acumulado nos quatro trimestres, encerrados em setembro de 2023, o PIB cresceu 3,1%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O acumulado do ano foi de 3,2%, em comparação com o mesmo período de 2022.
"Acima da média mundial"
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, foi às redes sociais comemorar os dados divulgados pelo IBGE e projetou um crescimento do PIB brasileiro "acima da média mundial".
"Com a informação de hoje do IBGE sobre a economia no terceiro trimestre, o PIB de 2023 deve crescer cerca de 3,1%, caso a economia fique estável no último trimestre do ano. Isso é mais do que a média mundial", disse Tebet.
Simone Tebet também destacou o fato de que o "crescimento da economia e da renda traz melhoria de vida aos brasileiros, razão maior do nosso trabalho".
Com a informação de hoje do IBGE sobre a economia no terceiro trimestre, o PIB de 2023 deve crescer cerca de 3,1%, caso a economia fique estável no último trimestre do ano. Isso é mais do que a média mundial. Crescimento da economia e da renda traz melhoria de vida aos… — Simone Tebet (@simonetebetbr) December 5, 2023