O ministro da Justiça Flávio Dino precisou voltar às redes sociais nesta terça-feira (14) para rebater uma fake news criada pelo vereador paulistano do MBL, Fernando Holiday (PL-SP), que tentou pegar carona no factóide criado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre a visita de uma suposta líder do Comando Vermelho à pasta.
Nesta segunda-feira (13), após a divulgação da primeira reportagem do Estadão, Dino afirmou que "nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho".
Te podría interesar
Luciane Barbosa Farias - esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, que seria um dos líderes do CV no Amazonas - esteve na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça acompanhando a ex-deputada estadual no Rio de Janeiro e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da ANACRIM-RJ, Janira Rocha (PSOL-RJ).
Elas foram recebidas pelo secretário Elias Vaz sobre demandas sobre investigações e problemas no sistema prisional e foram orientadas a procurar a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Te podría interesar
Nesta terça, Holiday publicou uma foto do ministro da Justiça com humorista potiguar Vi Álvares nas redes com o texto Flávio Dino mentiu ao dizer que nunca se reuniu com a “dama do tráfico”. A sua posição está absolutamente insustentável. Se tivesse o mínimo de decência já deveria renunciar. #ForaDino".
Alertado por seguidores, ele apagou a publicação, que mesmo assim viralizou em grupos da ultradireita fascista atrelados ao bolsonarismo.
"A mentira de hoje, continuando a canalhice de ontem, é que essa senhora do vídeo abaixo é uma criminosa com quem eu teria me reunido, o que é absolutamente falso, como afirmo desde ontem. Esses bandidos inventam essas calúnias para aglutinar gente da mesma espécie, a fim de praticar o mal. Vejam o desmentido da atriz e humorista, que recebe a minha solidariedade pessoal", escreveu o ministro juntamente com um vídeo da humorista.
'Agora estou na UTI do hospital do Rio Grande do Norte, com minha filha, hospitalizada, e os bolsonaristas fazendo isso aqui ó", diz a humorista mostrando a publicação da foto dela com Dino.
"Tá vendo aqui a maldade? Agora vocês vão ter que provar, viu?", disse a artista, sinalizando que vai abrir processo contra os que estão propagando a fake news.
Nas redes, Dino também avisou que vai representar judicialmente contra todos os "autores das mentiras" e antecipou qual seria a próxima fake news que seria divulgada contra ele.
"Sim, irei processar os autores das mentiras. Aliás, fui avisado por um jornalista que a próxima “notícia jornalística” é que tenho ligações com o PCC. Então, vamos resumir os delírios: 1. Eu “interfiro” na Polícia Federal; 2. Eu, ao mesmo tempo, tenho “ligações” com o Comando Vermelho e com o PCC. Mas não há prova de nada, rigorosamente nada, então precisam de uma reunião que não existiu e de uma fraude com um vídeo. Daqui a pouco vão descobrir que sou mesmo um super-herói dos Vingadores. Além de criminosos, são ridículos", escreveu.