Disposta a propagar a candidatura de Lula (PT) para derrotar "Voldemort" - personagem malígno de Harry Potter que usa para se referir a Jair Bolsonaro (PL) - Anitta ironizou apoiadores e o próprio presidente que, ao disseminarem suas publicações, estão ajudando o pré-candidato petista a furar a bolha e atingir tanto o eleitorado neutro quanto o bolsonarismo nas redes.
Neste sábado (16), a cantora fez uma sequência de tuites em que, ao mesmo tempo, desautoriza petistas a usarem a sua imagem e reforça a campanha a Lula.
Te podría interesar
Um print da publicação foi compartilhada por Bolsonaro para comemorar a desautorização, o que gerou um buzz - termo usado para publicações que causam "burburinha" e se alastram pelas redes - favorável a Lula e ao PT, segundo o perfil @noseconexoes, um projeto de pesquisas políticas, sociais e econômicas nas redes.
"O primeiro conjunto de dados que sempre gosto de olhar é o discurso. O que reverberou afinal. E nisso a ideia que foi passada é que ANITTA É LULA! E por consequência, é PT! Querendo ela ou não, a associação está feita", tuitou o perfil, analisando dados do tuite da cantora.
Te podría interesar
Segundo a análise, a estratégia segue a lógica do "falem mal, mas falem de mim" e mesmo publicações consideradas negativas geram tráfego de internautas nos perfis de Anitta.
"'Ahhh, mas ela falou que não é PT!' Alguém que postou uma foto com a estrela do PT e com o nome de Lula perto do seu rosto, realmente pode não ser PTista, mas o importante é que ela ESTÁ PTista. E isso foi impulsionado e MUITO não só no twitter como em outros ambientes digitais. Ela gera um buzz 'contraditório' a princípio e inverte a lógica dos sinais. Fazendo que grande parte do bolsonarismo, incluindo o próprio presidente divulguem ela. Com isso muitas pessoas fora da bolha PTista vão atrás das redes sociais dela entender o que está acontecendo", explica a análise.
Anitta interagiu com a publicação mostrando que a análise estava correta e que os bolsonarisas "caíram como patinhos" na estratégia do tuite em que desautorizava o PT a usar sua imagem.
Leia a análise completa a partir do tuite abaixo.