Análise realizada pelo DataFórum no Twitter revela que Lula (PT) pautou o debate sobre o aborto nesta quinta-feira (7).
A repercussão de sua declaração sobre o tema polêmico - que foi condenado em parte até por aliados - foi positiva e furou a bolha política, trazendo outros grupos, como aqueles ligados à saúde pública, para o debate.
Te podría interesar
Somados, o campo progressista (lulistas) e o debate sobre o aborto, pautaram o debate em 40% das 1.526 comunidades analisadas, com 96.038 membros e 301.143 ligações.
O debate sobre o aborto foi feito de forma propositiva, com explicações de que "Lula não defendeu o aborto, mas sim que o Estado brasileiro não pode deixar de discutir o tema".
Te podría interesar
Já os bolsonaristas ficaram isolados em 38% da bolha, com críticas a Lula tanto em relação à declaração sobre o aborto, como na construção da narrativa que o Lula ameaçou parlamentares, investindo na propagação de um discurso de ódio contra o adversário.
Legenda
Bolsonaristas (lilás) - 37%
Lulistas (verde) - 32%
Aborto (laranja) - 18%
Lavajatistas (marrom) - 5%
Ciristas (azul) - 3%
Em proporção bem menor, lavajatistas ocuparam 5% do debate, com parte dos simpatizantes de Sergio Moro (União) buscando fazer coro aos bolsonaristas nas tentativas de ataques a Lula sobre a questão do aborto.
Já os apoiadores de Ciro Gomes (PDT) formam um rede ao estilo dos bolsonaristas com um potencial muito menor de engajamento, ocupando apenas 3% dos debates. Falando pra própria bolha, os ciristas pregam que Lula estaria fugindo ao debate em tom agressivo e, em tom saudosista, ainda insistem que o pedetista teria vencido Bolsonaro em 2018.
Veja a nuvem de tags
Bolsonaristas (lilás) - 37%
Lulistas (verde) - 32%
Aborto (laranja) - 18%
Lavajatistas (marrom) - 5%
Ciristas (azul) - 3%