ESTADOS UNIDOS

Lei da Máfia, usada para indiciar Trump, tem pena mínima de cinco anos

Indiciamento no condado de Fulton, no estado da Georgia, é de longe o mais “perigoso” para o candidato à Casa Branca.

Donald Trump.Créditos: Instagram
Escrito en OPINIÃO el

O ex-presidente Donald Trump foi indiciado pela quarta vez nos Estados Unidos e agora responde a 191 acusações em ações federais e estaduais.

Porém, o indiciamento no condado de Fulton, no estado da Georgia, é de longe o mais “perigoso” para o candidato à Casa Branca.

Trump foi indiciado pelo RICO, o Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act, a mesma legislação utilizada nos Estados Unidos para combater a Máfia.

Foi acusado de fazer parte de uma organização criminosa que tentou reverter os resultados das eleições presidenciais na Georgia em 2020, estado em que Joe Biden venceu por apenas 11.779 votos, ou 0,23% do total.

Por causa das particularidades do sistema eleitoral dos Estados Unidos, o peso da Georgia na eleição nacional é significativo: tem 16 votos no Colégio Eleitoral.

Junto com Trump foram indiciadas outras 18 pessoas, inclusive o ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, advogado do ex-presidente, e o ex-chefe da Casa Civil, Mark Meadows. 

Uma das provas mais contundentes contra Trump é a ligação gravada em que ele disse ao secretário de Estado da Georgia, Brad Raffensperger: “Eu só quero encontrar 11.780 votos”.

Donald Trump, assim como Jair Bolsonaro, jamais aceitou sua derrota, embora tenha perdido por grande desvantagem — 306 a 232 votos no Colégio Eleitoral e mais de 7 milhões no voto popular.

Alvo de 4 indiciamentos, Trump disse que a acusação da Georgia é “política” e incentivou seus apoiadores com uma teoria da conspiração.

Por que só agora, quando sou candidato? O republicano escamoteou o fato de que foi uma longa investigação.

As acusações na Justiça transformaram a pré-campanha de Trump em balada de uma nota só. Segundo o ex-presidente, os poderosos estão tentando evitar sua volta à Casa Branca e, com isso, calando a voz do povo.

Favorito disparado para se tornar candidato do Partido Republicano, Trump tem usado as denúncias contra ele para arrecadar milhões de dólares.

Tudo indica que seus advogados vão questionar o indiciamento na Georgia e tentar levar o julgamento para um tribunal federal.

É que, pela legislação da Georgia, alguém condenado sob o RICO tem sentença mínima de cinco anos em regime fechado, sem possibilidade de perdão do governador ou do presidente.

A procuradora-geral do Estado disse que pretende julgar todos os acusados dentro de seis meses, o que é possível, mas improvável.

Se condenado antes das eleições de 2024, Trump poderia concorrer preso.