RAIMUNDO BONFIM

Em defesa da Universidade Federal de Piracicaba

Essa política pública beneficiaria não apenas a população local, mas também contribuiria para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural e sustentável

Piracicaba.Créditos: Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
Escrito en OPINIÃO el

A instalação de uma universidade federal em Piracicaba (SP) representa um avanço crucial para a educação superior da juventude da classe trabalhadora. 

Essa política pública beneficiaria não apenas a população local, mas também contribuiria para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural e sustentável. 

Educação, ciência e tecnologia desempenham papéis fundamentais no processo de combate às desigualdades econômicas e sociais, pois formam profissionais com uma visão humanista e com sólido conhecimento e compreensão dos valores de cidadania e de direitos humanos. A Universidade Federal  de Piracicaba contribuiria de forma decisiva com a qualidade do ensino na região de Piracicaba, em São Paulo e em todo o Brasil.

A desativação do campus Taquaral da Unimep, devido a problemas financeiros, criou uma lacuna na oferta de ensino superior na região, somada à lacuna estrutural de falta de vagas em universidades públicas no Brasil. Vale ressaltar que, só na região metropolitana de Piracicaba, há 1,5 milhão de habitantes.

Com a criação da universidade federal, jovens terão oportunidade de ter acesso a uma educação de qualidade, fortalecendo o sistema de ensino público e tornando-o ainda mais acessível.

Nossa querida companheira deputada estadual e primeira vice-presidenta da APEOESP, Professora Bebel, está liderando o movimento pela criação da unidade federal de Piracicaba. Tem desempenhado um papel fundamental nesta jornada de luta. A deputada Bebel demonstra um compromisso inabalável com a educação pública, levando essa reivindicação ao presidente Lula e ao ministro da Educação, Camilo Santana. 

Eu, na condição de coordenador nacional da Central de Movimentos Populares e integrante do Conselho de Participação Social da Presidência da República, já apresentei essa demanda ao Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, reforçando o pleito da Bebel. 

Além disso, convido a população de toda a região de Piracicaba a se engajar nas iniciativas e ações em defesa da universidade, como a campanha de coleta de assinaturas nas ruas da cidade e as audiências públicas, fundamentais nessa reivindicação. 

Nossa luta é pelo direito à educação superior de qualidade, um direito que deve ser garantido a todos, e não só a quem tem condições de pagar para ter acesso à educação. Educação não é mercadoria! É um direito assegurado na Constituição Federal. A criação da Universidade Federal de Piracicaba é um passo importante nesse caminho. Nós, da Central de Movimentos Populares, nos juntamos a essa luta para transformar esse sonho em realidade. Vamos à luta!

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum