A Balenciaga é uma marca de luxo icônica na indústria da moda e considerada por muitos sinônimo de elegância e exclusividade. Fundada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga (1895-1972) na Espanha, em 1917, chegou à França em 1937.
Cristóbal ficou conhecido por transformar a moda e a silhueta feminina. Era um mestre em sua arte ao combinar perfeição técnica e simplicidade inovadora.
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Até a concorrente Coco Chanel, estilista francesa, o reconheceu como um verdadeiro costureiro, capaz de criar peças de moda integralmente sozinho. Sua abordagem inovadora e a habilidade de antecipar tendências tornaram suas criações atemporais e ainda relevantes.
Em 2011 a Balenciaga foi comprada pelo conglomerado Kering, dono de várias outras marcas de luxo, como a Gucci, Yves Saint Laurent, Alexander McQueen e Stella McCartney.
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Desde que foi tragada pelo capitalismo financeiro, sob os interesses de acionistas e cada vez mais distante do estilo do fundador, a marca lança coleções de polêmicas que dão mais o que falar do que a relevância das roupas que cria.
A mais recente polêmica é uma towel skirt (saia de toalha) que custa US$ 925, cerca de R$ 4.500. O item faz parte da coleção Primavera 2024 da grife. Parece piada, mas é marketing.
Trend da estranheza
A estilista Vivian Pedrozo, representante do movimento Fashion Revolution Brasil em Natal (RN), relembra outra bizarrice lançada pela Balenciaga, um tênis destruído por quase R$ 9.500.
Já faz um tempo que a Balenciaga vem usando a estratégia dessa trend da estranheza. Como vender sapatos sujos e furados a dois mil dólares romantizando a pobreza para ricos.
A peça citada pela Vivian movimentou as redes sociais em março de 2022. O tênis, chamado de Paris Sneaker, tem aparência desgastada e rasgada. À época, a marca informou que o modelo viralizou e que teria apenas cem unidades vendidas no mundo.
Em agosto de 2022, a marca lançou uma coleção de bolsas inspiradas em sacos de lixo. Nomeadas de “trash pouch” (saco de lixo, em português), elas chamaram a atenção por custarem o equivalente a mais de R$ 9,3 mil.
Há outras excentricidades com a etiqueta da Balenciaga, como Crocs de salto e plataforma, lançado em 2021, com 10 cm de altura por cerca de R$ 2,7 mil e que esgotaram antes mesmo do lançamento oficial.
Balenciaga x Crocs pic.twitter.com/QRASfslkYz — SAINT (@saint) June 7, 2021
No desfile da coleção de inverno de 2018/19, a Balenciaga apresentou o Casaco Ultra-Puffer. A peça com múltiplas camadas de jaquetas puffer custava 9 mil dólares.
A internet não perdoou e chamou a atenção para a semelhança com um icônico momento da série "Friends", quando Joey usa todas as roupas de Chandler.
Desculpa Balenciaga, mas Joey Tribbiani fez primeirão lá nos anos noventa pic.twitter.com/5e5l2aaPQG — Neminha ?????????????? (@nemanema) August 31, 2018
Falta de noção
Há um ano, a bizarrice da Balenciaga ultrapassou os limites. Em 16 de novembro de 2022, a grife lançou uma campanha de fim de ano na qual usou crianças segurando bolsas em formato de ursinho que vestiam apetrechos de fetiches sexuais como BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo, em português). Após várias críticas, a empresa se desculpou e tirou a campanha do ar uma semana depois.
the brand "Balenciaga" just did a uh..... interesting... photoshoot for their new products recently which included a very purposely poorly hidden court document about 'virtual child porn'
normal stuff pic.twitter.com/zjMN5WhZ0s — shoe (@shoe0nhead) November 21, 2022
Viraliza e vende
O pulo do gato é que essas polêmicas da Balenciaga geram engajamento nas redes sociais, os internautas comentam o assunto, viralizam as bizarrices e criam o burburinho. O barulho acaba fazendo propaganda indireta para a marca.
Imagino o que diria Cristóbal, que era visto como um arquiteto da moda, com essas criações que levam o seu nome.
A Maison Balenciaga, à época de seu fundador, era um ponto de encontro para a elite social e oferecia peças exclusivas e personalizadas. A casa atraía mulheres influentes, como aristocratas e artistas, que viam nas roupas da grife um reflexo de seu status e estilo de vida. As leais clientes, apelidadas de "Balenciagas", se sentiam únicas e confiantes em suas vestimentas.
A história de Cristóbal Balenciaga será tema de uma nova série da Disney+. Prevista para estrear em 19 de janeiro, a série vai abordar a trajetória do estilista desde sua infância humilde, passando pela sua iniciação precoce na moda aos 12 anos, até a fundação da Balenciaga e sua ascensão na Europa.
Agora, nessa era da lacração, vale refletir sobre a relação da maestria de Cristóbal e uma toalha de banho e as outras bizarrices da grife. O mais surpreendente é que o que tem tudo para ser pegadinha de humor é estratégia para vender. Tem quem compre. O golpe está aí. Cai quem quer e tem dinheiro.