OPINIÃO

Para tirar voto de Bolsonaro – Por Walter Barretto Jr.

Nesse artigo você encontrará dezenas de frases de Bolsonaro e seguidores que têm a potência de convencer os brasileiros e brasileiras que ainda se declaram eleitores de Bolsonaro ou indecisos a não votarem na reeleição.

Jair Bolsonaro durante férias em Praia Grande.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en OPINIÃO el

O presidente Jair Bolsonaro, no dia 22 de março de 2021, disse uma frase que nos permite fazer uma boa reflexão: “Se eu fosse xenófobo, machista, misógino, racista, como é que justifica eu ter ganho as eleições no Brasil? Mentira, fake news.”

Sim, algumas sociedades, as mais atrasadas na questão civilizatória, ou por um crasso erro em países civilizados, podem eleger líderes com as características citadas pelo presidente. Porém, as mais avançadas, percebendo o equívoco, fazem a correção no menor tempo possível.

A eleição para a Presidência da República do Brasil ocorrerá em 1 mês!

Nesse artigo você encontrará dezenas de frases de Bolsonaro e seus seguidores, que pelo horror que representam, têm a potência de convencer os brasileiros e brasileiras que ainda se declaram eleitores de Bolsonaro ou indecisos a não votar na reeleição do presidente Bolsonaro.

Eleição se ganha de voto em voto!

Modestamente, defendo que para você influenciar positivamente no voto do seu parente, amigo, colega de trabalho, é necessário um encontro pessoal, e não apenas enviar esse texto pelas redes sociais.

Nesse encontro, com tempo disponível, proponho que vocês façam uma leitura para além das frases. É preciso compreender a mensagem implícita. Lidas e interpretadas, cada uma delas, será possível perceber desconfortavelmente aonde chegamos. Espero que persista a incômoda pergunta de como permitimos isto!

O presidente Bolsonaro concorda com o nosso pensamento. No dia 19 de agosto de 2021 ele disse: “Tem muita, mas muita gente melhor do que eu por aí”.

Boa sorte!

A fonte dessas frases é o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases (Geração Editorial, 2022). O PDF completo e gratuito do livro está disponível no final deste artigo.

15 de janeiro de 1993

“Sou favorável à pena de morte.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

23 de junho de 1994

“Fui acusado de elaborar um plano terrorista: seriam detonados vários artefatos em diversas unidades da Vila Militar, como por exemplo a Academia Militar das Agulhas Negras, com o objetivo de chamar a atenção para a questão salarial dos militares. Naquela oportunidade houve uma vítima apenas, já que não fizeram explodir nada. As vítimas foram apenas o então capitão Jair Bolsonaro e outro companheiro, o capitão Fábio Paz da Silva. Respondemos a processo por oito meses. Não conseguimos justificação, mas felizmente a verdade veio à tona, e acabamos sendo absolvidos pelo STM.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

27 de julho de 1997

“O grande erro da ditadura foi não matar vagabundos e canalhas como Fernando Henrique.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Veja.

1º de abril de 1998

“A cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e, hoje em dia, não tem esse problema em seu país.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Revista Piauí.

06 de maio de 1998

“Hoje não quero defender a tortura, que considero plenamente válida neste país para acabarmos com alguns crimes, em especial os hediondos.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

23 de maio de 1999

“Ele merecia isso: pau de arara. Funciona. Eu sou favorável a tortura. Tu sabes disso. E o povo é favorável a isso também.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Érika Kokay

22 de janeiro de 1999

“(...) Maldita democracia!” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

28 de dezembro de 1999

“Para o crime que FHC está cometendo contra o país sua pena devia ser o fuzilamento.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Veja.

19 de maio de 2002

“Não vou bater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: jornal Estado de Minas, por Juliana Cipriani.

12 de agosto de 2003

“Quero dizer aos companheiros da Bahia – há pouco ouvi um parlamentar criticar os grupos de extermínio – que enquanto o Estado não tiver coragem de adotar a pena de morte, o crime de extermínio, no meu entender, será muito bem-vindo. Se não houver espaço para ele na Bahia, pode ir para o Rio de Janeiro.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Congresso em Foco.

1º de agosto de 2008

“O erro da ditadura foi torturar e não matar.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: CartaCapital.

16 de junho de 2011

“Defendi a justiça com as próprias mãos. Nós não conseguimos mudar as leis como queremos, incluir a pena de morte, a prisão perpétua (...).” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: Playboy, por Jardel Sebba.

02 de março de 2015

“[Augusto Pinochet] fez o que tinha que ser feito. Devia ter matado mais gente. Tinha que agir de forma violenta para recuperar o país.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: BBC News Brasil, por Júlia Dias Carneiro.

24 de março de 2015

“Eu gostaria que a esquerda explicasse por que essa tara tão grande no tocante à tortura, que muitas vezes é algo subjetivo.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

15 de setembro de 2015

“Espero que o mandato dela [Dilma Rousseff] acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Guilherme Amado.

27 de agosto de 2016

“Se o cigarro causasse câncer do pulmão e doenças cardíacas, a redução drástica do número de fumantes JAMAIS teria vindo junto com o aumento da incidência dessas doenças, como de fato veio.” Olavo de Carvalho. Fonte: o próprio Twitter.

1º de abril de 2017

“Fui a um quilombola [quilombo] em Eldorado Paulista. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriar servem mais” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: CartaCapital.

1º de novembro de 2017

“[O deputado Jair Bolsonaro] tem um caráter fascista. Muito preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão e dizer que vai matar bandido, é muito fácil, mas isso não é para um presidente da República. O presidente da República é uma pessoa que vai cuidar de gerar emprego e renda, que vai cuidar da saúde, vai cuidar da infraestrutura. Jair Bolsonaro não tem essa capacidade de fazer isso.” Deputado Ciro Nogueira. Fonte: Poder360.

20 de março de 2018

“Ela [Marielle Franco] é só mais um número. (…) Quando você pega a esquerda, o cérebro de um esquerdista é do tamanho de uma ervilha. Até pouco tempo atrás fiquei sabendo que um esquerdista tomou um tiro na cabeça no Rio de Janeiro e que demorou uma semana para morrer porque a bala não encontrava o cérebro.” Pastor e deputado Marco Feliciano. Fonte: Jovem Pan.

30 de julho de 2018

“Não houve golpe militar em 1964.” Jair Bolsonaro. Fonte: TV Cultura, programa ‘Roda Viva’.

30 de setembro de 2018

“As mulheres de direita são mais bonitas que as da esquerda. Elas não mostram os peitos nas ruas e nem defecam nas ruas. As mulheres de direita têm mais higiene.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense.

21 de outubro de 2018

“Cara, se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Folha.

31 de outubro de 2018

“Deus escolheu as coisas loucas, para confundir as sábias. Deus escolheu as coisas fracas, para confundir as fortes. Agora a coisa vai ser mais profunda: Deus escolheu as coisas vis, de pouco valor, as desprezíveis, que podem ser descartadas, as que não são, que ninguém dá importância, para confundir as que são, para que nenhuma carne se glorie diante dele. É por isso que Deus te escolheu.” Pastor Silas Malafaia. YouTube do próprio Silas Malafaia.

24 de novembro de 2018

“A criação de campos de refugiados, talvez, para atender aos venezuelanos que fogem da ditadura de seu país. Porque do jeito que estão fugindo da fome e da ditadura, tem gente também que nós não queremos no Brasil.” Presidente eleito Jair Bolsonaro. Fonte: Agência Brasil, por Douglas Corrêa.

02 de abril de 2019

“Não há dúvida né [que o nazismo é de esquerda]? Como é o nome do partido? Partido Nacional Socialista da Alemanha, né?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

19 de julho de 2019

“Ela [Miriam Leitão] estava indo para a guerrilha do Araguaia quando foi presa em Vitória. E depois conta um drama todo, mentiroso, que teria sido torturada, sofreu abuso etc. Mentira. Mentira.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Leonardo Sakamoto.

08 de agosto de 2019

“Herói nacional.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Fonte: Folha.

05 de setembro de 2019

“Macron falou que tão botando fogo na floresta brasileira e o presidente devolveu: ‘que a mulher dele é feia, por isso ele tá falando isso’. Tudo bem, é divertido, não tem problema nenhum. É tudo normal e é tudo verdade. Presidente falou mesmo, e é verdade mesmo, a mulher é feia mesmo. Não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado.” Paulo Guedes, ministro da Economia. Fonte: Estadão, por Elena Landau.

25 de novembro de 2019

“Não se assustem, então, se alguém pedir o AI-5.” Paulo Guedes, ministro da Economia. Fonte: Estadão, por Elena Landau.

17 de janeiro de 2020

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa (...) ou não será nada.” Roberto Alvim, secretário de Cultura, imitando o discurso do ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, ao som de Richard Wagner, o compositor favorito de Adolf Hitler. Fonte: El País, por Gil Alessi.

23 de janeiro de 2020

“Com toda a certeza, o índio mudou, está evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Congresso em Foco, por Erick Mota.

18 de fevereiro de 2020

“Ela queria dar um furo (...).” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo a Patrícia Campos Mello, jornalista. Fonte: Correio Braziliense, por Ingrid Soares.

21 de março de 2020

“Omitir o uso de cloroquina é o mesmo que deixar judeus na dúvida entre chuveiro e câmara de gás.” Allan dos Santos. Fonte: Relatório da CPI da Covid-19.

29 de março de 2020

“É a vida. Todos nós iremos morrer um dia.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre a Pandemia da Covid-19. Fonte: Veja.

20 de abril de 2020

“Eu não sou coveiro, tá certo?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.

22 de abril de 2020

“É escancarar a questão do armamento aqui. Eu quero todo mundo armado! Que povo armado jamais será escravizado.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Extra.

28 de abril de 2020

“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagres.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Julia Chaib e Daniel Carvalho.

30 de abril de 2020

“Coloca aqui os processos que respondo por corrupção! Obs: Processo por tortura não vale!” Deputado Éder Mauro, ex-delegado e líder da ‘Bancada da Bala’ na Região Norte. Fonte: o próprio Twitter.

07 de maio de 2020

“A humanidade não para de morrer. Se você falar ‘vida’ do outro lado tem ‘morte’. Sempre houve tortura, Stalin, quantas mortes? Hitler, quantas mortes? Não quero arrastar um cemitério nas minhas costas e não desejo isso para ninguém. Eu sou leve, sabe, eu tô viva, estamos vivos, vamos ficar vivos. Por que olhar para trás? Não vive quem fica arrastando cordéis de caixões.” Regina Duarte, secretária de Cultura. Fonte: Poder360.

02 de junho de 2020

“O movimento negro, os vagabundos do movimento negro, essa escória maldita.” Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares. Fonte: Estadão, por Vera Rosa e Julia Lindner.

11 de julho de 2020

“Você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos se não os submetessem diariamente a humilhações?” Nise Yamaguchi, médica. Fonte: TV Brasil.

21 de outubro de 2020

“Toda e qualquer vacina está descartada.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.

25 de novembro de 2020

“Tal acordo [rachadinha] teria sido realizado sem consulta ou anuência do então deputado estadual [Flávio Bolsonaro] nem de seu chefe de gabinete, valendo-se da confiança e da autonomia que possuía.” Fabrício Queiroz, em explicação dada ao MPE-RJ. Fonte: CNN Brasil, por Iuri Corsini e Elis Barreto.

27 de novembro de 2020

“[A máscara] é pouco eficaz. A última coisa que falta eu acertar é a máscara.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles.

22 de dezembro de 2020

“Se a gente não tiver voto impresso em 2022 pode esquecer a eleição.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360.

16 de fevereiro de 2021

“Fachin, seu moleque, seu menino mimado, mau caráter, marginal da lei (...). É que todo mundo já está cansado dessa sua cara de filho da puta que tu tens. Essa cara de vagabundo. (...) Por várias e várias vezes já te imaginei tomando uma surra. Ô? quantas vezes eu imaginei você e todos os integrantes dessa Corte. Quantas vezes eu imaginei você, na rua, levando uma surra (...). Então, qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada nessa sua cara com um gato morto até ele miar, de preferência, após cada refeição, não é crime (...). Em 64... o AI-5 que é o mais duro de todos como vocês insistem em dizer, aquele que cassou 3 ministros da Suprema Corte, você lembra? Cassou senadores, deputados federais, estaduais, foi uma depuração. Com recadinho muito claro: se fizer besteirinha, a gente volta.” Deputado Daniel Silveira. Fonte: UOL, por Reinaldo Azevedo.

17 de março de 2021 – Mortes Covid: 2.736 (24h.); 285.136 (total).

“Nossa situação não é tão crítica, é até confortável [Covid-19].” Deputado Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara dos Deputados. Fonte: Relatório da CPI da Covid-19.

28 de abril de 2021

“Tomei. Foi em Brasília, ali no Shopping Iguatemi. Tomei escondido [a vacina contra a Covid-19].” General Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Casa Civil. Fonte: Rádio CBN.

1º de junho de 2021

“É uma quadrúpede.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo a Daniela Lima, jornalista. Fonte: Folha.

17 de junho de 2021

“Minha amiga e meu amigo, não se preocupe com o coronavírus.” Bispo Edir Macedo. Fonte: Quebrando o Tabu.

21 de junho de 2021

“Não é assassinato em massa, é o cumprimento de um objetivo, temos que ter 70% da população imunizada ou por vacinação ou por contágio.” Deputado Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara dos Deputados. Fonte: Relatório da CPI da Covid-19.

05 de julho de 2021

“O André deu muito problema porque ele nunca devolveu o dinheiro certo que tinha que ser devolvido, entendeu? Tinha que devolver R$ 6 mil, ele devolvia R$ 2 mil, R$ 3 mil. Foi um tempão assim até que o Jair pegou e falou: ‘Chega. Pode tirar ele porque ele nunca me devolve o dinheiro certo’ (...). Não é pouca coisa que eu sei, não. É muita coisa que eu posso ferrar a vida do Flávio, ferrar a vida do Jair, posso ferrar a vida da Cristina [ex-mulher de Bolsonaro]. Entendeu? É por isso que eles têm medo aí e manda eu ficar quietinha. (...) O tio Hudson também já tirou o corpo fora, porque quem pegava a bolada era ele. Quem me levava e buscava no banco era ele.” Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Bolsonaro e assessora de Flávio Bolsonaro entre 2008 e 2018. Fonte: UOL, por Juliana Dal Piva.

08 de julho de 2021

“Olha o criador de baratas aqui. Você não pode tomar ivermectina, vai matar todos os seus piolhos.” Presidente Jair Bolsonaro, se dirigindo a um cidadão com o cabelo crespo. Fonte: UOL.

29 de julho de 2021

“Semana passada, tinha um deputado chileno e a alemã visitando a Presidência. Poxa, tratei, conversei, bati um papo. Saiu que a deputada alemã é neta do ex-ministro do Hitler. Me arrebentaram na imprensa. Eu acho que a gente não pode ligar um pai a um filho. Muitas vezes, um fez uma coisa errada e não se pode ligar a outro.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre ter recebido Beatrix von Storch, deputada do partido Alternativa para a Alemanha (AfD). Fonte: Correio Braziliense, por Ingrid Soares.

06 de agosto de 2021

“Filho da puta.” Presidente Jair Bolsonaro, se referindo ao ministro Luís Roberto Barroso. Fonte: Folha, por Katna Baran, do Twitter de Raphael Heide.

11 de agosto de 2021

“Hoje em dia sinalizamos para uma eleição, não que está dividida, mas que não vai se confiar nos resultados da apuração.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Gustavo Côrtes, Sofia Aguiar e Matheus de Souza.

02 de setembro de 2021

“Ela [Ana Cristina Valle] ficava com praticamente tudo. Só dava uma mixaria para usar o nome e a conta da pessoa. Eu ainda ganhava mais ou menos, porque eu trabalhava. (...) Não era igual para todo mundo. Cada caso era diferente. Mas vamos colocar nessa faixa, de uns 80%. (...) Por exemplo: para o pessoal de Resende, ela só dava um ‘cala-boca’ para usar o nome e a conta, porque eles não trabalhavam, né? Ela é quem comia o dinheiro todo. Aí, o que acontece: quando o Carlos foi eleito (...) foi ela quem assumiu a chefia de gabinete do Carlos. Foi onde ela começou com isso.” Marcelo Luiz Nogueira dos Santos, ex-funcionário da família Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado.

11 de setembro de 2021

“Esse salame é do governador aqui do Rio Grande do Sul.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360.

30 de setembro de 2021

“Ah, mas o povo quer vacina. Claro que quer! Na Alemanha dos anos trinta uma parte do povo também queria se ver livre dos judeus.” Paulo Eneas, editor da Crítica Nacional. Fonte: TV Senado.

21 de outubro de 2021

“Vou torturar sim, já que não posso nomear. Black Ustra.” Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, após o TRT manter decisão que o proíbe de nomear e exonerar funcionários do órgão. Fonte: Metrópoles, por Manoela Alcântara.

21 de outubro de 2021

“Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados [Covid-19] estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida [AIDS] muito mais rápido do que o previsto.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Lucas Borges Teixeira.

22 de outubro de 2021

“As sessões de tortura na Fundação Palmares terão início em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, e serão transmitidas online, como uma live. A aquisição do pelourinho, que será instalado na nova sede da instituição, já está empenhada. Estão todos convidados! Muuuuwhahahaha...” Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares. Fonte: o próprio Twitter.

12 de novembro de 2021

“É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeu e se apropriar do poder econômico dos judeus, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra.” José Carlos Bernardi, jornalista da TV Jovem Pan News. Fonte: Poder360, por Julia Possa.

07 de fevereiro de 2022

“Eu acho que o nazista tinha de ter o partido nazista reconhecido pela lei. (...) Se o cara quiser ser antijudeu, eu acho que ele deveria ter o direito de ser.” Bruno Aiub, o Monark. Fonte: Estadão, por Davi Medeiros e Weslley Galzo.

03 de abril de 2022

“Ainda com pena da [emoji de uma cobra].” Deputado Eduardo Bolsonaro, se referindo à jornalista Miriam Leitão, que foi torturada grávida com uma cobra na cela durante a ditadura militar. Fonte: o próprio Twitter.

19 de abril de 2022

“Não estragou a Páscoa de ninguém.” General Luiz Carlos Gomes Mattos, presidente do STM, se referindo aos áudios que comprovam a prática de tortura no período da ditadura militar, publicados pela jornalista Miriam Leitão, fruto de trabalho acadêmico do pesquisador Fernando Fernandes e do historiador Carlos Fico (UFRJ), que são aproximadamente 10 mil horas de gravações de sessões do STM entre 1975 e 1985. Fonte: Estadão, por Weslley Galzo.

27 de abril de 2022

“A Miriam Leitão diz que foi torturada, assim como todas as pessoas que estão nos presídios hoje em dia dizem que foram torturadas. Ela tendo como única prova o depoimento dela, eu tenho que ser obrigado a acreditar na versão dela, eu não posso sequer fazer uma piada.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: UOL, por Caio Mello.

27 de maio de 2022

“O que o policial faz? Abre um pouquinho, pega o spray de pimenta e taca. Foda-se, é bom pra caralho, a pessoa fica mansinha [risos do palestrante e na plateia]. Daqui a pouco escuto ‘vou morrer’, ‘vou morrer’. Aí fiquei com pena, vou abrir. Tortura [risos].” Ronaldo Bandeira, da PRF, em vídeo que circula nas redes sociais sem data específica, lecionando em curso preparatório para a PRF. Fonte: Congresso em Foco, por Lucas Neiva.

23 de junho de 2022

“(...) [A] proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso, configura, inclusive, conduta ilícita divulgação de informação pessoal.” Polícia Rodoviária Federal, colocando sigilo de 100 anos no processo que investiga a morte de Genivaldo de Jesus Santos, em uma espécie de ‘câmara de gás’ improvisada por policiais no porta-malas de uma viatura, após ser abordado por estar guiando sem capacete uma moto. Fonte: Metrópoles, por Tácio Lorran.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases