OPINIÃO

As relações internacionais, por Bolsonaro e seus seguidores – Por Walter Barreto Jr.

Se inúmeros e sérios problemas diplomáticos já foram causados por Bolsonaro, em alguns casos, o seu comportamento errático se traduz em humor.

Jair Bolsonaro e comitiva com Donald Trump.Créditos: Presidência da República
Escrito en OPINIÃO el

No último dia 29, o Chile convocou o embaixador do Brasil, Paulo Soares Pacheco, em protesto por Bolsonaro ter declarado, no debate eleitoral na BandNews (28), que o presidente Gabriel Boric “praticava atos de tocar fogo em metrôs”, se referindo aos protestos que ocorreram em Santiago, em 2019. A ministra das Relações Exteriores do Chile, Antonia Urrejola, declarou que “as acusações [de Bolsonaro] são gravíssimas. Obviamente são absolutamente falsas”.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, foi ainda mais duro com Bolsonaro. Em entrevista à Time (31), ele defendeu a união da América Latina em defesa da democracia brasileira, caso Bolsonaro tente dar um golpe, declarando: “Se houver uma tentativa tal como aconteceu, por exemplo, na Bolívia, onde se denunciou uma fraude que não existia e se terminou validando um golpe de Estado, a América Latina terá que reagir em conjunto para colaborar para impedi-lo”. 

Sobre o próprio Chile, no dia 13 de janeiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro disse o seguinte, iniciando a frase com mais uma fake news: “Não vou entrar em detalhes, porque eu não sou de criar problemas nas relações internacionais. Você vê quem vai à posse do novo presidente do Chile [Gabriel Boric]. Eu não irei, vê quem vai.” Fonte: Folha, por Ricardo Della Coletta.

Porém, se inúmeros e sérios problemas diplomáticos já foram causados por Bolsonaro, em alguns casos, o seu comportamento errático se traduz em humor. Veja o que ele disse, no dia 04 de novembro de 2021, sobre um fato que ocorreu no encontro do G20 em Roma: “No sábado, eu estava em um salão lá só para autoridades. O chefe de Estado só podia levar o intérprete, mais ninguém. Em dado momento, eu pisei no pé da Angela Merkel. Já imaginou? Ela olhou para minha cara e falou: ‘só podia ser você’. Fiquei feliz porque ela me conhecia. Podia não me conhecer, né? ‘Quem é você?’” Fonte: Metrópoles e SamPancher.

A seguir você verá algumas das frases sobre esse tema que fazem parte do nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF completo do livro está disponível gratuitamente no final deste artigo.

18 de maio de 1991

“Como algumas pessoas acham que o cólera é uma doença sexual, pois teve origem num país que se chama Peru (...).” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

12 de agosto de 2015

“Se eu criticar haitiano aqui, agora sou terrorista?! Se eu for contra a entrada de haitiano no Brasil, que é o programa de poder do PT, eu sou terrorista. Eu peço aos nossos colegas consciência.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.

11 de outubro de 2018

“Não temos qualquer comprovação de que são médicos [os cubanos que fazem parte do programa Mais Médicos].” Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República. Fonte: UOL, Folha, Agência Lupa.

28 de outubro de 2018

“É isso que você queria ouvir? Mercosul não será prioridade. A gente não está preocupado em te agradar.” Paulo Guedes, respondendo a uma jornalista argentina. Fonte: Metrópoles.

24 de maio de 2019

“Se for uma reforma de japonês, ele vai embora. Lá, tudo é miniatura.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Rafael Balago.

15 de agosto de 2019

“Desde quando o Brasil, para crescer, precisou da Argentina?” Paulo Guedes, ministro da Economia, sobre o nosso terceiro maior parceiro comercial. Fonte: GZH.

22 de agosto de 2019

“Com uma clareza dificilmente vista, estamos assistindo a mais um país europeu, dessa vez a França, por intermédio do seu presidente Macron, realizar ataques diretos à soberania brasileira, que inclui, objetivamente, ameaças de emprego do poder militar.” General Villas Bôas, ex-comandante do Exército. Fonte: o próprio Twitter.

05 de setembro de 2019

“Macron falou que tão botando fogo na floresta brasileira e o presidente devolveu: ‘que a mulher dele é feia, por isso ele tá falando isso’. Tudo bem, é divertido, não tem problema nenhum. É tudo normal e é tudo verdade. Presidente falou mesmo, e é verdade mesmo, a mulher é feia mesmo. Não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado.” Paulo Guedes, ministro da Economia. Fonte: Estadão, por Elena Landau.

12 de outubro de 2019

“E não queremos isso: irmãos argentinos fugindo para cá, tendo em vista o que de ruim parece que deve se concretizar por lá caso essas eleições realizadas ontem se confirmem agora no mês de outubro.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo.

18 de março de 2020

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.

22 de setembro de 2020

“Em 2019, o Brasil foi vítima de um criminoso derramamento de óleo venezuelano, vendido sem controle, acarretando severos danos ao meio ambiente e sérios prejuízos nas atividades de pesca e turismo (...).” Presidente Jair Bolsonaro, discursando na 75ª Assembleia Geral da ONU. Fonte: Governo Federal.

22 de outubro de 2020

“Da China nós não compraremos, é decisão minha. Eu não acredito que ela [vacina] transmita segurança suficiente para a população pela sua origem.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

10 de novembro de 2020

“Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora.” Presidente Jair Bolsonaro, ameaçando os Estados Unidos do presidente eleito Joe Biden. Fonte: Poder360.

29 de novembro de 2020

“Eu tenho minhas fontes de informações. Não adianta falar para vocês [jornalistas], [que] não vão divulgar. Realmente teve muita fraude lá [nos EUA]. Se ela foi suficiente para definir um ou outro, eu não sei. Eu estou aguardando um pouco mais que lá seja decidido. Pelos Estados, ou pela Justiça Eleitoral deles e, quem sabe, pela Suprema Corte”. Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Nathan Victor.

10 de janeiro de 2021

“Muita denúncia de fraude. Vamos ter problema pior que os Estados Unidos.” Presidente Jair Bolsonaro, sobre a invasão do Capitólio na eleição presidencial dos Estados Unidos. Fonte: Folha.

10 de abril de 2021

“Não tem mais animais na Venezuela. Comeram até cavalo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles.

05 de maio de 2021

“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou se nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Rádio CBN.

07 de maio de 2021

“O único gordo da Venezuela é o Maduro.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Gazeta Brasil.

27 de maio de 2021

“E é o país [Argentina] que mais tem fechado no mundo e é o país com maior número de mortes por milhão de habitantes.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Aos Fatos.

30 de junho de 2021

“Não existe nem vacina comprovada. No Chile, a população vacinada continua pegando o coronavírus.” Deputada Carla Zambelli. Fonte: Folha, por Carolina Linhares.

04 de agosto de 2021

“Na Argentina já acabou a propriedade privada no campo. Amanhã será o Brasil?” Deputada Bia Kicis, no próprio Twitter. Fonte: Rádio BandNews, programa ‘O É da Coisa’, com Reinaldo Azevedo, Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya.

24 de agosto de 2021

“Irmão.” Presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, se referindo ao convidado e presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, conhecido com ‘Bolsonaro da África’. Fonte: Folha, por Marianna Holanda.

17 de novembro de 2021

“Entendo que um chefe de Estado [Macron] se encontrar com um oposicionista [ex-presidente Lula] de outra Nação demonstra falta de apreço pela diplomacia, a fim de criar um ambiente de desconforto.” Carla Zambelli. Fonte: o próprio Twitter.

03 de dezembro de 2021

“A Austrália foi transformada em uma ditadura sanitária ‘exemplar’. Provavelmente, 100% dos tiranetes ocidentais devem estar morrendo de inveja dos ‘campos de confinamento da COVID-19’ de lá. Uma distopia para ninguém botar defeito.” Claudia Wild. Fonte: o próprio Twitter.

04 de janeiro de 2022

“A China avança onde há corrupção e, infelizmente, o Brasil é campeão mundial de corrupção. Tudo funciona em volta disso.” Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores. Fonte: UOL, por Jamil Chade.

07 de janeiro de 2022

“Força Djokovic. TEMPOS SOMBRIOS! Depois de ter visto cancelado, Djokovic fica preso em hotel e aguarda audiência! Tenista se recusou a apresentar passaporte de vacinação e pode ser deportado [da Austrália].” Carla Zambelli. Fonte: o próprio Twitter.

11 de janeiro de 2022

“Você já reparou que os países comunistas, geralmente o chefe é gordo? (Risos) Coreia do Norte? Venezuela? São gordinhos, né? Maranhão? (Risos).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

23 de janeiro de 2022

“ARGENTINA E CHILE: ALERTA VERMELHO. Se o Brasil não tomar cuidado, passará logo a ver os mesmos desmoronamentos por aqui (...)” Editorial da Folha Universal, o jornal impresso da Igreja Universal. Fonte: Folha, por Fábio Zanini, Guilherme Seto e Juliana Braga.

15 de fevereiro de 2022

“Bolsonaro já está em solo russo. Putin começa retirada de tropas da fronteira com a Ucrânia. Para mim não é coincidência!” Partido Liberal (PL). Fonte: o próprio Twitter.

15 de fevereiro de 2022

“Acho que, infelizmente, com a visita do presidente Bolsonaro, [ele] não está mostrando neutralidade, está mostrando uma preferência pela Rússia [em relação à Ucrânia]. Neutralidade é você visitar ou os dois que estão em conflito ou nenhum.” Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores. Fonte: UOL.

24 de fevereiro de 2022

“Não vi o jogo do Palmeiras, eu dormi, alguém sabe quanto foi?” Presidente Jair Bolsonaro, quando perguntado sobre os ataques da Rússia à Ucrânia. Fonte: O Antagonista.

24 de fevereiro de 2022

“Tem que haver uso da força, realmente um apoio à Ucrânia, mais do que está sendo colocado.” General Hamilton Mourão, vice-presidente. Fonte: UOL, por Eduardo Militão.

27 de fevereiro de 2022

“Não há interesse por parte de um chefe de Estado em praticar massacre com quem quer que seja. Ele [Putin] está se empenhando em duas regiões da Ucrânia.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Valor Econômico, por Andrea Jubé, Murillo Camarotto e Matheus Schuch.

28 de fevereiro de 2022

“O povo [ucraniano] confiou num comediante [Zelensky] o destino de uma nação.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles, por Mariana Costa.

17 de março de 2022

“A guerra [invasão da Ucrânia pela Rússia] que pode mesmo começar matará mais gente do que a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais juntas. É a guerra que trata simplesmente dos nossos alimentos, segurança alimentar.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: IstoÉ Dinheiro, por Lisandra Paraguassu.

02 de maio de 2022

“Pela 3ª vez o Brasil não é convidado para participar da reunião do G7, mas países como Senegal e Indonésia foram (...).” Salim Mattar, sócio da Localiza e ex-secretário de Desestatização do Ministério da Economia. Fonte: o próprio Twitter.

10 de maio de 2022

“O documentário lançado nos EUA ‘2000 Mules’ demonstra fraude nas eleições nos EUA, e tem gente teimando que por aqui é impossível! A grande imprensa vai noticiar isso?” Pastor e deputado Marco Feliciano. Fonte: o próprio Twitter.

16 de maio de 2022

“Por que a China está com Covid? Não é de lá a vacina? Qual é o problema? Ou era vacina só para exportar? Não era para ter ninguém com Covid na China.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Bruno B. Soraggi.

21 de maio de 2022

“Macron, Biden, Trudeau, Boris, entre outros, estão o tempo todo nos fustigando, [dizendo] que nós não sabemos tratar da Amazônia. Obviamente os países têm interesse em nos deixar no segundo plano, porque quanto menos mercadoria no mercado o deles é mais valorizado (sic).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

03 de junho de 2022

“Todas as ditaduras começaram com campanhas de desarmamento do povo, assim foi no Chile. Nesta semana, o Canadá começou uma campanha.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio do Povo.

11 de junho de 2022

“Agora foi confirmado dez anos de cadeia para ela [Jeanine Áñez, ex-presidente interina da Bolívia]. Qual a acusação? Atos antidemocráticos.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: jornal Estado de Minas.

20 de junho de 2022

“Vocês viram o discurso de hoje do novo presidente da Colômbia [Gustavo Petro]? ‘Soltar todos os meninos presos, todos’.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Daniel Gullino.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases