Ricardo Vélez Rodriguez, Abraham Weintraub, Carlos Alberto Decotelli, Milton Ribeiro e até a data da publicação deste artigo, Victor Godoy Veiga. Já são cinco ministros da Educação no governo Bolsonaro, uma verdadeira balbúrdia!
Fake news com o kit gay desde o ano de 2010. Homofobia. Ataques ao Patrono da Educação Paulo Freire. Ministério aparelhado com os seguidores de Olavo de Carvalho. Ministro se referindo aos brasileiros como ladrões. Linguagem inapropriada para o cargo. Corrupção com quilo de ouro. Bíblias com a foto do ministro distribuídas em evento do Ministério da Educação. Ex-ministro condenado por denunciar, sem provas, plantações de maconha e produção de drogas sintéticas em laboratórios das universidades brasileiras. Disparo de arma acidental de ex-ministro no aeroporto de Brasília. Presidente da República com pressentimento de operação da PF e prisão pela Polícia Federal de ex-ministro e pastores evangélicos com negócios no Ministério da Educação.
Poderia ter sido pior: o Olavo de Carvalho foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o próprio ministro da Educação e, Graças a Deus, não aceitou!
A seguir, frases do nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). O PDF do livro está disponível gratuitamente no final deste artigo.
08 de dezembro de 2010
“Com esse kit, em que são distribuídos alguns filmetes para garotos e garotas do primeiro grau, na verdade estimula-se o homossexualismo. Meus companheiros, eu acho que não estou ficando maluco.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.
16 de outubro de 2012
“Atenção, povo católico, povo evangélico de São Paulo, povo paulistano, você quer que seu filho aprenda lições de homossexualismo no ensino fundamental? Se quer, vote no Haddad [para prefeito]. Se quer que seu filho aprenda a ser homossexual desde cedo, vote no Haddad.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: site da Câmara dos Deputados.
30 de abril de 2018
“[O ministro da Educação] tem que ser alguém que chegue com um lança-chamas e toque fogo no Paulo Freire.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: O Globo Época, por Rita Constantino, Valter Costa e Yuri Riras.
09 de outubro de 2018
“O Haddad era ministro da Educação, ele criou o kit gay.” Jair Bolsonaro, candidato à presidência. Fonte: Jovem Pan.
31 de dezembro de 2018
“Uma das metas para tirarmos o Brasil das piores posições nos rankings de educação do mundo é combater o lixo marxista que se instalou nas instituições de ensino. Junto com o ministro da Educação e outros envolvidos vamos evoluir em formar cidadãos e não mais militantes políticos.” Presidente eleito Jair Bolsonaro. Fonte: o próprio Twitter.
18 de fevereiro de 2019
“O brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo.” Ricardo Vélez Rodriguez, ministro da Educação. Fonte: Veja.
30 de abril de 2019
“Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas.” Abraham Weintraub, ministro da Educação. Fonte: Estadão.
15 de novembro de 2019
“Uma pena, prefiro cuidar dos estábulos, ficaria mais perto da égua sarnenta e desdentada da sua mãe.” Abraham Weintraub, ministro da Educação, debatendo com uma cidadã no Twitter. Fonte: Metrópoles, por Tácio Lorran.
22 de novembro de 2019
“Você tem plantações de maconha, mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas em algumas universidades, a ponto de ter borrifador de agrotóxico, porque orgânico é bom contra a soja, para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda a tecnologia que tem à disposição. (...) Você pega laboratórios de química, uma faculdade de química não era um centro de doutrinação... desenvolvendo drogas sintéticas, metanfetamina, e a polícia não pode entrar nos campi. O desafio é esse.” Abraham Weintraub, ministro da Educação. Fonte: GZH.
12 de fevereiro de 2020
“Você acha que eu entendo alguma coisa de Ministério da Educação? Eu não entendo bosta nenhuma. O presidente me chamou para ser ministro da Educação e eu disse que para isso eu precisaria ao menos estudar o organograma do Ministério, eu nunca vi o que tem lá dentro.” Olavo de Carvalho. Fonte: O Globo, por Natália Portinari.
22 de abril de 2020
“Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF. Eu vim aqui para lutar. E eu luto e me ferro. Eu estou com um monte de processo aqui no comitê de ética da Presidência.” Abraham Weintraub, ministro da Educação. Fonte: UOL.
22 de abril de 2020
“Odeio o termo ‘povos indígenas’, odeio esse termo. Odeio. ‘Povos ciganos’... Só tem um povo nesse país. Quer, quer, não quer, sai de ré. É povo brasileiro, só tem um povo. Pode ser preto, pode ser branco, pode ser japonês, pode ser descendente de índio, mas tem que ser brasileiro, pô! Acabar com esse negócio de povos e privilégios.” Abraham Weintraub, ministro da Educação. Fonte: Relatório da CPI da Covid-19 do Senado Federal.
21 de maio de 2020
“Eu indiquei Vélez Rodriguez [para o Ministério da Educação]. Eu o conheci de livros que ele escreveu 15 a 20 anos atrás. Foi lá e fez cagada.” Olavo de Carvalho. Fonte: BBC News Brasil, por Mariana Sanches.
08 de agosto de 2020
“Respeito a ciência e a prescrição médica. Muitos têm me perguntado o que eu tomei no período da enfermidade [Covid-19]. Meus médicos prescreveram: Hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, zinco e vitamina D. Agora, cada dia melhor.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: CNN Brasil, por Lorena Lara e Anna Satie.
24 de setembro de 2020
“Ser um professor é ter quase que uma declaração de que a pessoa não conseguiu fazer outra coisa.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: Humanista.
24 de setembro de 2020
“Esse não é um problema do MEC [internet para os alunos na pandemia da Covid-19], é um problema do Brasil. Não tem como, vai fazer o quê?” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: Estadão.
24 de setembro de 2020
“O adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo vem, algumas vezes, de famílias desajustadas.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: O Globo, por Paula Ferreira, Mariana Muniz e Bruno Alfano.
19 de abril de 2021
“Sou contra endeusar as pessoas, mas o Olavo [de Carvalho] é brilhante. Eu considero ter aula com ele como ter aula com Santos Dumont sobre aeronaves, ou de música com Heitor Villa-Lobos.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: O Tempo, por Folhapress.
26 de abril de 2021
“A política do MEC deve vir e tem que vir em consonância com a visão educacional, do projeto, do senhor presidente da República. É com ele que eu troco ideias quando quero fazer uma mudança.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: Twitter Blog do Noblat.
30 de abril de 2021
“Crianças com nove anos, dez anos, não sabem ler. Sabe tudo, com respeito a todas as senhoras aqui presentes, sabe até colocar uma camisinha, mas não sabe que ‘b’ mais ‘a’ é ‘ba’.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: Estadão.
09 de agosto de 2021
“O que que é inclusivismo? A criança com deficiência era colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia. Ela atrapalhava, entre aspas, essa palavra falo com muito cuidado, ela atrapalhava o aprendizado dos outros porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: O Globo, por Paula Ferreira, Mariana Muniz e Bruno Alfano.
17 de agosto de 2021
“Sr. Senador Romário, é muito deselegante quando um representante do parlamento se dirije (sic) (...).” Milton Ribeiro, ministro da Educação, no próprio Twitter. Fonte: programa ‘O É da Coisa’ na Rádio BandNews, com Reinaldo Azevedo, Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya.
20 de setembro de 2021
“Vi escrito em algum lugar: ‘Paulo Freire está para a educação tal como João de Deus está para a medicina’. Bom dia a todos.” Deputada Alê Silva. Fonte: o próprio Twitter.
08 de novembro de 2021
“O Ministério da Educação informa que o cronograma de execução do exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração de servidores do Inep.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: o próprio Twitter.
25 de janeiro de 2022
“É com pesar que recebi a notícia do falecimento do professor Olavo de Carvalho, a quem sou muito grato (...).” Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do Ministério da Educação. Fonte: o próprio Twitter.
14 de março de 2022
“Não vamos permitir que a educação brasileira vá por um caminho de tentar ensinar coisa errada às crianças. Não tem esse negócio de ensinar ‘você nasceu homem, pode ser mulher’.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: Folha, no Editorial.
21 de março de 2022
“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor evangélico] Gilmar. Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar.” Milton Ribeiro, ministro de Educação. Fonte: Folha, por Paulo Saldaña.
23 de março de 2022
“Eu recebi dois pastores a pedido do presidente. Isso está bem claro (...).” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: O Globo, por Alice Cravo e Dimitrius Dantas.
23 de março de 2022
“Na verdade, o que uma mídia mais torta procura fazer é a conexão com o senhor presidente da República. O presidente nunca me pediu nada, absolutamente nada. Nunca pediu ‘receba aí fornecedor tal’, ‘receba aí o empresário tal’. Isso eu falo publicamente, porque minha natureza não é de mentira.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: O Globo, por Alice Cravo e Dimitrius Dantas.
23 de março de 2022
“Admiro o presidente Jair Bolsonaro por manter o ministro da Educação Milton Ribeiro e por não se importar com o que a imprensa diz. Resumo: o governo não se abalou, os bolsonaristas sofreram apenas um pequeno arranhão, mas nós evangélicos sofremos um golpe quase mortal às vésperas de uma eleição que será muito difícil.” Pastor e deputado Marco Feliciano. Fonte: o próprio Twitter.
24 de março de 2022
“Ele pediu 1 kg de ouro. Esses dois que estavam negociando lá [no Ministério da Educação] tráfico de influência. Ele pediu 300 mil reais. Falar com alguma prova, pô? Só da boca para fora, daqui a pouco vai aparecer 200 prefeitos falando disso aí. O Milton, coisa rara de eu falar aqui: eu boto a minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia contra ele.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Yahoo!
28 de março de 2022
“Deus vai provar que ele é uma pessoa honesta. Amo a vida dele. Eu confio muito nele.” Michelle Bolsonaro, primeira-dama. Fonte: EXTRA.
28 de março de 2022
“[Eu autorizei] a produção de bíblias com a [minha] imagem e a distribuição gratuita delas em um evento de cunho religioso. Contudo, descobri no final de outubro de 2021 que bíblias com minha imagem foram distribuídas em outros eventos [do Ministério da Educação] sem a minha autorização.” Milton Ribeiro, ministro da Educação. Fonte: G1 e Rede Liberal.
12 de abril de 2022
“Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe [presidente Jair Bolsonaro]. Ele falou: ‘você vai ter que entregar o FNDE [Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação] pro Centrão’. E eu falei: ‘presidente, não faça isso’.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: CNN Brasil, por Iuri Pitta.
25 de abril de 2022
“Com medo de expor minha arma de fogo publicamente no balcão [do check-in da empresa aérea, no aeroporto de Brasília] tentei desmuniciá-la dentro da pasta, ocasião em que ocorreu o disparo acidental.” Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, em depoimento à PF. Fonte: Folha, por Fabio Serapião.
09 de junho de 2022
“Hoje, o presidente me ligou… Ele está com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? (...) Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão… em casa… sabe… é… é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né… Mas não há motivo, meu Deus.” Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, em conversa telefônica com a filha. Fonte: O Antagonista, por Claudio Dantas.
22 de junho de 2022
“Não há casos de corrupção [no meu governo].” Presidente Jair Bolsonaro, sobre a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e dos pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura. Fonte: Estadão, por Julia Affonso e Davi Medeiros.
23 de junho de 2022
“Eu falei lá atrás que botava a cara no fogo por ele. Eu exagerei, mas eu boto a mão no fogo pelo Milton (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360, por Emilly Behnke.
Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases