O presidente Jair Bolsonaro, que enquanto deputado sempre fez parte do Centrão, foi eleito com um discurso de ataque e rejeição a esse grupo de parlamentares, porém, no governo, voltou às origens. O principal motivo do retorno de Bolsonaro ao Centrão, certamente, foi a grande quantidade de pedidos de impeachment – registra-se que procedentes – protocolados na Câmara dos Deputados.
Como todos nós sabemos, isso tem um preço! Estamos assistindo a transferência do maior volume de recursos da história do Congresso brasileiro na modalidade denominada ‘Emendas do Relator’ – onde o político congressista não é identificado, por isso chamado popularmente de ‘orçamento secreto’ – para os parlamentares da base do Governo Bolsonaro.
As frases a seguir, todas ditas por Bolsonaro e seus seguidores, comprovam as afirmações anteriores. A fonte é o nosso livro ‘Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases’ (Geração Editorial, 2022). Você pode baixar o PDF gratuito do livro, que está no final deste artigo, e repassar para os seus amigos. Espera-se, com essa medida, difundir o conhecimento, colaborando assim com o voto consciente nas eleições de outubro de 2022.
1º de novembro de 2017
“[O deputado Jair Bolsonaro] tem um caráter fascista. Muito preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão e dizer que vai matar bandido, é muito fácil, mas isso não é para um presidente da República. O presidente da República é uma pessoa que vai cuidar de gerar emprego e renda, que vai cuidar da saúde, vai cuidar da infraestrutura. Jair Bolsonaro não tem essa capacidade de fazer isso.” Deputado Ciro Nogueira. Fonte: Poder360.
19 de julho de 2018
“Deus nos livre e guarde do Centrão.” Deputada Bia Kicis. Fonte: o próprio Twitter.
21 de julho de 2018
“Dirigentes do Centrão são alta nata de tudo que não presta no Brasil.” Deputado Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.
22 de julho de 2018
“Se gritar ‘pega Centrão’, não fica um, meu irmão!” General Augusto Heleno. Fonte: O Globo, por Jussara Soares, Marco Grillo e Vinícius Sassine.
04 de agosto de 2018
“O mais difícil do que chegar lá, é se manter lá. Eu queria tirar foto de cada um dos senhores aqui, para saber se em 2019, quando o couro comer para valer, vocês vão se deixar seduzir pelo discurso do Centrão ou se vão se manter firmes e fortes com Bolsonaro.” Deputado Eduardo Bolsonaro. Fonte: Congresso em Foco.
09 de dezembro de 2020
“Não me admira o senhor, ministro [Luiz Eduardo] Ramos, ir ao presidente Jair Bolsonaro pedir minha cabeça, a entrega do Ministério do Turismo ao Centrão para obter êxito na eleição da Câmara dos Deputados. Ministro Ramos, o senhor entra na sala do presidente Jair Bolsonaro comemorando algumas aprovações insignificantes no Congresso, mas não diz o ALTÍSSIMO PREÇO que tem custado, conheço de parlamento, o nosso governo paga um preço de aprovações de matérias NUNCA VISTO ANTES NA HISTÓRIA.” Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo. Fonte: jornal Estado de Minas, por Ana Mendonça.
24 de março de 2021
“Chegou no final do ano, uma carreata de gente pedindo dinheiro politicamente. O que nós fizemos? Nós distribuímos todo o recurso do Ministério. Foi outra porrada, porque todos queriam um ‘pixulé’ no final do ano.” General Eduardo Pazuello, ministro da Saúde. Fonte: Poder360.
10 de abril de 2021
“Você está aterrissando a nave em Marte. Aí chega um macaco lá, aperta 3 botões, chuta o painel e começa a desviar a nave.” Paulo Guedes, ministro da Economia, sobre a forma como o Orçamento 2021 tinha sido negociado no Congresso. Fonte: Poder360, por Douglas Rodrigues.
11 de maio de 2021
“Inventaram que eu tenho um orçamento secreto agora. Tenho um reservatório de leite condensado, 3 milhões de latas. Eles não têm o que falar. Como um orçamento foi aprovado, discutido por meses e agora apareceu R$ 3 bilhões? Só os canalhas do [jornal] Estado de São Paulo para escrever isso aí.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão.
19 de maio de 2021
“Sobre o Centrão, aquela brincadeira que eu fiz foi numa convenção do PSL, na época da campanha eleitoral. Naquela época existia à disposição na mídia, várias críticas ao Centrão. Não quer dizer que hoje haja Centrão. Isso foi muito modificado ao longo do tempo.” General Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI. Fonte: Poder360.
1º de julho de 2021
“O Centrão é um nome pejorativo. Eu sou do Centrão. Eu fui do PP metade do meu tempo. Fui do PTB, fui do então PFL. No passado, integrei siglas que foram extintas, como PRB, PPB. O PP, lá atrás, foi extinto. Depois, nasceu novamente da fusão do PDS com o PPB, se não me engano. Eu nasci de lá.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha.
02 de julho de 2021
“Os partidos que são adjetivados de Centrão são fundamentais sempre para o país.” Senador Flávio Bolsonaro. Fonte: O Globo, por Paulo Cappelli.
06 de julho de 2021
“Neste momento, não há nenhum fato novo que justifique [um impeachment] e que tenha alguma ligação direta com o presidente da República.” Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Fonte: Estadão, por Sofia Aguiar.
22 de julho de 2021
“Tem vídeo circulando que ele [Ciro Nogueira, ministro da casa Civil] me chamou de fascista lá atrás. Sim, me chamou. As coisas mudam. Eu tinha posições no passado que não assumo mais hoje, mudei. Nenhuma de forma radical.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.
22 de julho de 2021
“Eu sou do Centrão.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.
09 de setembro de 2021
“Isso aí é uma análise que o Supremo teve da fala. (...) Fala que decisões inconstitucionais não seriam cumpridas. Ninguém é obrigado a cumprir decisão inconstitucional. Uma decisão correta da Justiça todos nós temos a obrigação de cumprir.” Arthur Lira. Fonte: O Antagonista.
27 de outubro de 2021
“Bolsonaro cercou-se com viciados em êxtase com dinheiro público; [Fábio] Faria, Valdemar [Costa Neto], Ciro Nogueira, não voltará aos trilhos da austeridade de comportamento. Quem anda com lobo, lobo vira, lobo é. Vide Flávio [Bolsonaro].” Roberto Jefferson. Fonte: O Globo, por Rayanderson Guerra e Evandro Éboli.
17 de novembro de 2021
“O pior é que colocaram uma pílula azul no café do presidente da República. Azularam completamente o governo e a atuação do presidente. Surgiu aquela coisa: ‘Precisamos fazer do Centrão a base do governo’. Na verdade, o que a gente viu é que o governo virou a base do Centrão.” Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores. Fonte: Poder360.
30 de novembro de 2021
“Aqui [Congresso Nacional] não é uma casa de santos. (...) O valor é dialogado entre o governo e o [Arthur] Lira, dependendo da pauta. O Lira dialoga com cada líder [de partido], o líder já leva para o parlamentar: ‘você vai ter 10 milhões, ok?’. O parlamentar não tem como escolher, ele é manipulado. Os parlamentares são usados como moeda de barganha. (...) O governo, dependendo do interesse: ‘olha eu tenho tanto valor’. O governo que define isso, para aprovar determina matéria. (...) A divisão é feita dependendo de quanto a bancada vai dar de voto. São 330 parlamentares na base, aí divide proporcionalmente. O governo tem R$ 350 milhões, tem 330 parlamentares. É uma questão matemática muito simples. Pela quantidade de votos que entrega de cada partido, o tamanho da bancada e a quantidade de votos para entregar. O governo é refém do Congresso. O presidente [Jair Bolsonaro] é um fantoche, eu falei isso outro dia, é figurativo. Quem manda no governo hoje é a Câmara e o Senado.” Deputado Delegado Waldir, ex-líder do PSL. Fonte: Congresso em Foco, por Rudolfo Lago e Edson Sardinha.
09 de dezembro de 2021
“Eu estava vendo hoje uma TV de orelhada aí: ‘olha, ele [Arthur Lira] tá recebendo o 140º processo de impeachment’ (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Metrópoles e SamPancher.
19 de janeiro de 2022
“Naquele momento, a ameaça era muito clara: eles [Centrão] iriam iniciar o processo de impeachment [do presidente Jair Bolsonaro]. Então, nesse sentido, foi eficiente [a aliança com o Centrão] porque o processo de impeachment não aconteceu.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: UOL.
06 de maio de 2022
“Pode acontecer isso [de o parlamentar ocultar o nome – orçamento secreto]. O parlamentar pode dizer ‘olha, eu vou botar o recurso aqui nesse município, mas você faz um ofício dirigido para a CMO [Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização], para o relator-geral’. (...) O Congresso se fortaleceu muito em relação ao Executivo, talvez um meio-termo em negociações possa existir, mas os deputados e senadores já estão acostumados com esse ‘plus’ a mais e aí, meu amigo, para voltar atrás não é fácil, não.” Senador Marcelo Castro, escolhido para ser o relator do Orçamento de 2023. Fonte: Estadão, por Daniel Weterman.
09 de março de 2022
“O presidente é um grande democrata. Se tem uma pessoa que respeita a democracia no país é o presidente, ao contrário do PT. (...) Eu também já falei lá atrás que o Bolsonaro era fascista. Hoje me arrependo, porque agora conheço o presidente Bolsonaro. São situações de outra época.” Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil. Fonte: Veja, por Daniel Pereira.
12 de abril de 2022
“Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe [presidente Jair Bolsonaro]. Ele falou: ‘você vai ter que entregar o FNDE [Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação] pro Centrão’. E eu falei: ‘presidente, não faça isso’.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: CNN Brasil, por Iuri Pitta.
26 de abril de 2022
“Quando eu comecei a perceber a movimentação de moderação e abandono dos conservadores, eu fui olhar alguns versículos bíblicos e vi um que dizia ‘do que adianta um homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma?’. Eu compartilhei isso com algumas pessoas naquela época, porque o governo [Bolsonaro] estava perdendo sua alma para o Centrão.” Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores. Fonte: Metrópoles, por Guilherme Amado e Bruna Lima.
03 de maio de 2022
“Acho que Bolsonaro, quando se aproximou do Centrão, foi cooptado.” Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação. Fonte: UOL, por Pedro Vilas Boas, Thiago Varella e Elias Aredes Junior.
Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases