ERVA NATURAL

Áudio vazado de Nixon sobre maconha coloca em xeque história de criminalização da erva

Nixon construiu sua carreira política com a bandeira da Guerra contra as Drogas e, na presidência, criou a DEA, a agência antidrogas dos Estados Unidos, que atuou para expandir a criminalização da maconha no mundo

Richardo Nixon cheira pacotes com maconha apreendidos pela DEA.Créditos: Nixon Museum e Library / Pixabay
Escrito en MOVIMENTOS el

Um áudio revelado pelo jornal The New York Times que revela a visão do ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, sobre a maconha coloca em xeque toda a história de criminalização da planta, que começou nos EUA e se espalhou pelo mundo.

Presidente dos EUA entre 1969 e 1974, Nixon construiu sua carreira política com a bandeira da Guerra contra as Drogas e, na presidência, criou a DEA (Drug Enforcement Administration), que é a agência antidrogas dos Estados Unidos, que atuou para expandir a criminalização da maconha no mundo.

No entanto, em uma conversa com um pequeno grupo de assessores em 1973, Nixon confessou que a maconha "não era particularmente perigosa".

"Deixe-me dizer, eu não sei nada sobre maconha", disse na reunião na Casa Branca em março de 1973. "Eu sei que não é particularmente perigosa, em outras palavras, e a maioria é a favor da legalização. Mas, por outro lado, é o sinal errado neste momento", emendou.

Ele também se manifestou, segundo o The New York Times, contra as penas duras para os crimes relacionados à planta.

Ele afirmou à época que "as penalidades devem ser proporcionais ao crime" e classificou como "ridícula" a sentença de 30 anos de prisão que havia tomado conhecimento.

“Deve haver uma avaliação das penalidades sobre isso. E não deve haver penas como no Texas, onde as pessoas pegam 10 anos por maconha. Isso é errado”, disse.

Segundo o NYT, a gravação foi feita por meio de um sistema secreto e os áudios ficaram armazenados em fitas divulgados apenas agora.

A guerra declarada às drogas nos EUA levou a uma política de encarceramento da população negra nos EUA. Em 2022, Joe Biden assinou um indulto perdoando milhares de pessoas condenadas por causa da maconha.

ENTENDA: Criminalização da maconha é projeto da burguesia para encarceramento e assassinato de negros