BASTIDORES

Figurantes revelam péssimas condições de gravação na Record: 'comida de prisão'

Pombos e fezes de cachorro em refeitórios, além de comida estragada são algumas das situações expostas

Além da sujeira no espaço, comida não é de qualidade, segundo figurantes.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

Os atores da figuração da novela “Reis” da Record TV estão inconformados com as condições de trabalho durante as gravações. Em um vídeo divulgado no TikTok, os figurantes expressam descontentamento com vários aspectos do ambiente de trabalho, incluindo a qualidade da comida, o local de trabalho e até mesmo a remuneração, que eles consideram insuficiente. A emissora ainda não se pronunciou.

"A diferença para outras emissoras é gritante. Sabemos que a emissora tem condições para investir. Figurantes são trabalhadores e precisam de condições mínimas de trabalho", afirma em entrevista ao portal Splash, da UOL, Giovani Aceti, que trabalhou por anos na Record.

A qualidade da comida nas gravações foi destacada: figurantes relatam que os alimentos têm gosto e aparência de estar estragados, causando mal-estar durante as gravações. Além disso, a presença de urina e fezes de cachorros, além de pombos circulando pelo local foram expostos em gravações. Assista:

Os atores disseram que o problema não está apenas na alimentação, mas também nas cenas da novela: a  produção tem optado por utilizar figurantes em cenas de ação que normalmente seriam executadas por dublês, que possuem um custo mais elevado para a produção.

O recebimento de apenas R$ 70 por longas horas de trabalho, um valor consideravelmente menor quando comparado ao pagamento de até R$ 150 oferecido por outras emissoras também é relatado, assim como dificuldades devido à falta de um local seguro para armazenar seus pertences pessoais durante as gravações.

Daniel Apolloh, um ex-figurante da Record, que divulgou uma série de vídeos no TikTok denunciando a emissora, teve seu celular danificado durante a gravação de uma cena que envolvia o uso de uma espada. Ele menciona que optou por não deixar seu aparelho no armário devido à falta de segurança, já que tinha conhecimento de casos de furto envolvendo outros profissionais.

"Até o armário que a gente guarda nossas mochilas, a gente guarda várias mochilas, quebram suas coisas. O telefone tem que ficar com a gente. Durante uma cena com armadura, meu celular quebrou... Minha amiga já comeu comida estragada. Na Globo, é diferente. A comida é a melhor, dá várias opções de comida, opção para vegetariano. Na Record, parece comida de prisão", disse ele ao portal Splash.

No vídeo, é possível ver que Daniel chegou a fazer algumas enquetes no grupo de WhatsApp da figuração, onde perguntas como “Quem já comeu alimentos com gosto ruim e estragado na Record”, “Quem já foi tratado mal na Record” e “Quem já se machucou ou pegou alguma doença de pele na Record” foram feitas. Respectivamente, as respostas tiveram um total de 33, 23 e 16 pessoas marcando as opções.