Fósseis brasileiros de 100 milhões de anos são recuperados do Reino Unido após venda ilegal

Após denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF), 25 fósseis de insetos brasileiros datados em 100 milhões de anos foram repatriados

Fósseis de insetos brasileiros retirados da Bacia do Araripe e vendidos ilegalmente a colecionadores do Reino Unido.Créditos: MPF/ divulgação
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

A Chapada do Araripe, que se estende pelos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, é uma formação geológica da Bacia Sedimentar do Araripe, conhecida por abrigar fósseis excepcionalmente preservados do período Cretáceo [ocorrido entre 145 e 65 milhões de anos atrás].

Em 2023, uma pesquisadora brasileira denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) o roubo de 25 fósseis de insetos retirados da região, que haviam sido vendidos ilegalmente e então levados clandestinamente do Brasil para colecionadores do Reino Unido.

Os espécimes fossilizados, alguns datados em até 100 milhões de anos, pertenciam à Formação Crato, unidade geológica que compõe a Bacia do Araripe, localizada entre os municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda (CE), e foram colocados à venda ilegalmente em um site especializado na comercialização de fósseis e rochas raras.

Espécime de inseto fossilizado retirado da Bacia do Araripe. Créditos: Divulgação/MPF

Antes disso, haviam passado por um “processo de preparação” para serem vendidos a preços elevados a colecionadores estrangeiros.

Após receber a denúncia, o MPF então acionou sua Secretaria de Cooperação Internacional para iniciar o processo de repatriação dos fósseis roubados. Ainda não foram apontados os responsáveis pela venda ilegal do material, e as investigações devem prosseguir a fim de localizá-los.

De acordo com o MPF, o material levado "está avaliado em quase 600 mil euros", cerca de R$ 4 milhões, dada a sua "raridade, interesse científico e qualidade de preservação".

Após seu retorno ao Brasil, no começo deste ano, os fósseis agora devem ser encaminhados ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, instituição vinculada à Universidade Regional do Cariri, no município de Santana do Cariri, onde serão expostos ao público.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar