Este lago formado na Era do Gelo é o mais antigo do mundo e tem 22% de toda a água doce

Com mais água do que os Grandes Lagos e mais de duas mil espécies de plantas e animais, inclusive a única espécie de foca de água doce do mundo, o lago é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO

Foca de Baical.Créditos: free source
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O corpo de água doce reconhecido como lago mais antigo do mundo, cuja formação está traçada em cerca de 25 ou 30 milhões de anos, é também o mais profundo, e abriga quase duas mil espécies de plantas e animais — das quais pelo menos 80% são endêmicas da região, isto é, só podem ser encontradas ali. 

O Lago Baikal, que tem aproximadamente 1.642 metros e abriga 22% da água doce não congelada do planeta, fica no sul da Sibéria, perto de onde a Rússia faz fronteira com a Mongólia, na região da República da Buriátia e do Oblast de Irkutsk. 

Enquanto a maioria dos lagos existentes hoje é pequena e relativamente jovem, com os mais velhos tendo sido formados durante o último estágio da Era do Gelo (cerca de 20 mil anos atrás), o Bakail é um ancião notável, e sob ele está uma fenda geológica em constante expansão, a Zona de Rifte, fenda continental mais profunda do planeta — o que significa que ele também continua a crescer. 

Atualmente, o lago tem cerca de 636 km de extensão, com uma área total de 31.722 km² (maior do que a Bélgica).

Lago Baikal congelado. Créditos: free source

Ele é mais volumoso e massivo do que os seis maiores lagos do mundo, inclusive o maior lago salgado (ou mar fechado) do mundo — o Mar Cáspio. Também ultrapassa os Grandes Lagos dos EUA, conjunto de cinco lagos de água doce que formam o maior sistema de água doce do mundo em volume: o Baikal tem mais água do que todos eles combinados, informa a revista Great Big History.

Além disso, "se você combinasse toda a água doce do mundo, dos lagos, rios, córregos, pântanos, charcos, animais, organismos e até da atmosfera terrestre, poderia encher um cubo de aproximadamente 35 km de cada lado. Desse total, 22% [da água] é encontrada no Baikal".

Está lá, entre as mais de duas mil variedades de animais e plantas encontradas no lago, a única espécie de foca de água doce do mundo: Nerpa, também chamada foca-de-baical (em referência ao nome do corpo d'água) ou foca-da-sibéria. 

Nerpa, ou foca-de-baical, espécie endêmica do Lago Baikal.

O maior e mais antigo lago do mundo também tem uma água extremamente pura e transparente, o que decorre da presença de microrganismos filtrantes no seu ecossistema — estima-se que a visibilidade ali seja de até 40 metros de profundidade. 

Durante os invernos, que costumam durar de janeiro a maio, o Baikal congela completamente, formando uma camada de gelo de até um metro de espessura. É possível passar por lá com veículos.

Desde 1996, o Baikal foi considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Sua importância vai além dos aspectos geológicos únicos: os povos originários daquela região da Sibéria, os Buriates — maior grupo étnico mongólico da Rússia —, também o consideram um local sagrado.

Os Buriates habitam o entorno do enorme lago, além de partes da Mongólia e da China.  Suas práticas espirituais envolvem um misto entre o budismo tibetano e o xamanismo, que mantém a ligação com práticas ancestrais e um forte vínculo com o Lago Baikal.  

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar